Em operação conjunta com Iagro, Polícia Civil detém dois e apreende carne clandestina em Corumbá

Diarionline

Homens de 40 e 46 anos, proprietários de estabelecimentos comerciais distintos, localizados no assentamento Taquaral e no bairro Aeroporto, em Corumbá, foram presos em flagrante por equipes da Decon – Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra as Relações de Consumo, com apoio do Garras – Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros.

A operação, realizada pela Polícia Civil em conjunto com o Iagro – Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de combater o comércio clandestino de produtos de origem animal. Um terceiro investigado abandonou a propriedade quando avistou a viatura policial.

De acordo com boletins de ocorrência, aos quais o Diário Corumbaense teve acesso, o primeiro flagrante aconteceu por volta das 10h38 de sábado (21), durante vistoria em um estabelecimento comercial localizado no bairro Aeroporto. Na ação conjunta entre Decon e Iagro, foi constatada a comercialização de produtos de origem de abate clandestino, expostos no balcão refrigerado, expositor e na câmara fria do estabelecimento.

Divulgação Polícia Civil

As ações resultaram na apreensão de mais de 1.256 quilos de alimentos, entre carnes e friosA equipe apreendeu e, posteriormente inutilizou, 670,25 quilos de carne bovina de origem de abate clandestino; 83,30 kg de linguiça de fabricação própria; 54,85 quilos de charque de fabricação própria; 20,80 quilos de queijo; 4,75 quilos de tripa; 9,50 quilos de carne moída; 9,30 quilos de muçarela, 9,75 quilos de mortadela e 5,45 quilos de presunto fatiados; todos os produtos sem inspeção por órgão competente (SIM, SIE ou SIF).  Ainda, foram apreendidos 76,05 quilos de frango fora da temperatura e 17,30 quilos de carne suína armazenada junto com carne bovina clandestina (contaminação cruzada). Segundo o registro policial, no estabelecimento, foi apreendida uma Nota Fiscal apresentada como da carne bovina, sendo que a nota foi emitida em 01/10/2023, incompatível com os produtos encontrados no local.

Na outra ação, às 14h41, que contou com apoio da equipe do Garras, em conveniência localizada na zona rural de Corumbá, no assentamento Taquaral, foram encontrados 293 quilos de carne bovina de origem de abate clandestino, e 36 quilos de linguiça de fabricação própria, todos sem inspeção por órgão competente (SIM, SIE ou SIF).

Ainda de acordo com o registro policial, foi apreendida uma espingarda calibre .22 com carregador e munições e o proprietário foi autuado por posse irregular de arma de fogo.

As ações resultaram na apreensão de mais de 1.256 quilos de alimentos, entre carnes e frios, duas pessoas presas e uma arma apreendida.

A Iagro destaca que a procedência dos produtos que são consumidos evita danos à saúde. É importante observar se o produto foi inspecionado e se traz a garantia de qualidade. Além de intoxicações alimentares, ingerir o alimento não fiscalizado pode ser a porta de entrada para doenças transmitidas dos animais aos homens, as chamadas zoonoses.