Em operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil, PF prende homem em Chapadão do Sul

Rosana Nunes em 04 de Novembro de 2025

Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Escudo de São Miguel II, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Chapadão do Sul, expedidos pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande. Durante as diligências, uma pessoa foi presa em flagrante por armazenar cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes em dispositivos eletrônicos, que foram apreendidos e encaminhados para perícia.

De acordo com a Polícia Federal, a ação reforça o compromisso de vigilância no ambiente virtual, com o objetivo de proteger a integridade e a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estupro de vulneráveldisponibilização e armazenamento de material envolvendo abuso sexual infantojuvenil, além de associação criminosa.

Embora o termo “pornografia infantil” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990), a PF destaca que a comunidade internacional tem preferido a expressão “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual infantojuvenil”, por refletir de forma mais adequada a gravidade e a natureza violenta desses crimes.

Alerta

A corporação também faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar os filhos no uso da internet. A PF recomenda diálogo aberto sobre os riscos do ambiente virtualmonitoramento das atividades on-line e atenção a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo quanto ao uso de celulares e computadores.

 

A Polícia Federal reforça que a prevenção e a informação são as principais ferramentas para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e lembra que a denúncia pode ser feita de forma anônima pelos canais oficiais da instituição ou pelo Disque 100.