Presos envolvidos em ‘guerra de facções’ são considerados de alta periculosidade em Dourados

Layane Costa, Marcos Morandi – Midiamax

Os quatro indivíduos, não identificados, presos durante uma operação deflagrada pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de ) e do SIG (Setor de Investigações Gerais), são considerados de alta periculosidade na cidade de , a 201 quilômetros de . Além disso, os presos são membros da facção criminosa Comando Vermelho, segundo a polícia.

Com os suspeitos, foram apreendidas armas de fogo, duas granas e drogas que seriam posteriormente distribuídas na cidade. Além disso, as investigações revelaram que os bairros Canaã IV e Vila São Braz eram cenários de disputas entre facções pelo controle da região, marcadas por atos violentos, incluindo o assassinato de um adolescente em maio.

“Tentamos proceder com o enfraquecimento deles, tanto na questão do tráfico de drogas, financeiro e também na retirada de armas de fogo das ruas para evitar novos ataques e confrontos”, reforçou o delegado Lucas Veppo.

A polícia investiga, também, o que os criminosos pretendiam fazer com as duas granadas encontradas com eles. “A utilização de artefatos explosivos tem grande poder de intimidação e de controle da população para intimidar testemunhas e possíveis colaboradores da polícia”, pontou.

Por fim, foi revelado pela Polícia Civil que o quarteto, membro do Comando Vermelho, planejavam homicídios contra faccionados rivais. Assim, foi evidenciado uma guerra entre os grupos criminosos.

Residência alvo com sigla da facção (Divulgação, PCMS)

Operação

Segundo informações dos delegados da Defron, Guilherme Scucuglia e Marcos Wernek, e também do SIG, Lucas Veppo, a ação resultou na prisão de quatro membros do grupo, nessa quarta-feira (13).

Segundo ele, a investigação revelou que os bairros Canaã IV e Vila São Braz eram cenários de disputas entre facções pelo controle da região, marcadas por atos violentos, incluindo o assassinato de um adolescente em maio.

Durante a operação, a polícia invadiu três locais utilizados pelos criminosos para armazenar drogas, armas e munições, efetuando a prisão dos quatro suspeitos.

Foram apreendidos um revólver calibre .38, 30 munições, dois explosivos, uma motocicleta, diversas porções de , crack,  e haxixe, balanças de precisão, materiais para embalar drogas e R$ 2.500,00 em dinheiro.

Celulares, drogas e dinheiro apreendidos com criminosos (Foto: Reprodução, PC)