Em Campo Grande, “Corumbá da Popular” relembra tradição de Cosme e Damião

Ricardo Albertoni em 26 de Setembro de 2025

O jornalista e radialista Wagner Jean, atualmente morando em Campo Grande e integrante da equipe da Blink 102 FM, usou seu perfil no Instagram, por meio do personagem “Corumbá da Popular”, para relembrar com bom humor uma das tradições mais queridas de sua cidade natal: a distribuição de doces no dia de São Cosme e São Damião.

Longe de Corumbá há 18 anos, Wagner mantém vivo o sotaque e a identidade cultural corumbaense em suas criações. No vídeo humorístico, ele destaca que a festa é popular em poucas cidades brasileiras, mas em Corumbá ganhou força e se transformou em um marco da infância de gerações.

Com tom descontraído, o comunicador recorda as corridas das crianças pelas ruas para garantir o maior número de saquinhos de doces. Balas, pirulitos, maria-mole, paçoca, rapadura e suspiros eram alguns dos itens mais esperados, embora a aparição de pedaços de bolo de fubá nos saquinhos fosse motivo de frustração para os pequenos.

Arquivo familiar

Primos de Wagner Jean em fila para receber os doces

Wagner também brinca ao lembrar das estratégias usadas para conseguir mais guloseimas, como dizer que o doce era “para o irmão menor que não podia sair correndo”. Ele ressalta ainda a saudade que sente dessa época, quando a ansiedade da criançada começava ainda de madrugada e só terminava ao pôr do sol.

Ao Diário Corumbaense, Wagner contou que não tem recordações fotográficas próprias, mas enviou imagens antigas de seus primos durante uma das “corridas” atrás de doces.

O vídeo tem repercutido entre seguidores, principalmente corumbaenses, que compartilham suas próprias memórias da data e reforçam o valor cultural da tradição em Corumbá.

Imagens: Anderson Gallo/Arquivo Diário Corumbaense

Tradicional entrega das embalagens com guloseimas acontece neste sábado

Neste sábado

A tradicional entrega das embalagens com guloseimas para as crianças vai acontecer em Corumbá neste sábado (27), começando cedinho e se estendendo até a noite. Com a grande concentração de crianças nas ruas, a orientação é para que motoristas redobrem a atenção e, aos pais, que mantenham vigilância sobre os filhos.

 

 

História de Cosme e Damião

 

Os irmãos gêmeos Cosme e Damião eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos por curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Foram mortos por volta do ano 300 d.C., degolados durante a perseguição do imperador romano Diocleciano. Na Igreja Católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados padroeiros dos farmacêuticos, médicos e faculdades de medicina.

No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado em 27 de setembro. Nessas tradições, eles são conhecidos como os orixás Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos costumam preparar o caruru – comida típica da tradição afro-brasileira, também chamada de “Caruru dos Santos” ou “Caruru dos Sete Meninos”, que representam Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi – e oferecê-lo às crianças.

Na Igreja Ortodoxa, os santos são lembrados em 1º de novembro, enquanto os ortodoxos gregos celebram em 1º de julho. São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças, motivo pelo qual surgiu o costume popular de distribuir doces em sua homenagem ou como forma de cumprir promessas feitas a eles.

Fonte: Portal EBC