Erik Silva – FOLHA MS
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul recebeu um reforço inédito para as ações de combate a incêndios florestais: um ônibus de transporte intermunicipal projetado para deslocamentos de até 500 quilômetros. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (21) por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e atende a uma demanda antiga da corporação.
Segundo o Comandante-Geral dos Bombeiros, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, “o ônibus era um sonho antigo dos militares”. A nova viatura foi pensada para oferecer conforto, segurança e suporte logístico, especialmente nas operações que envolvem o Pantanal Sul-mato-grossense.

O veículo possui motor de 360 cavalos de potência, avaliado pelo Tenente Douglas Laertes de Freitas, especialista em Engenharia Mecânica.
“Estamos falando de um motor preparado para superar adversidades operacionais sem comprometer a segurança da tropa ou o desempenho da missão”, explicou.
Com capacidade para transportar 44 militares e carga individual equivalente a 12 metros cúbicos, o ônibus foi planejado para acomodar tanto o efetivo quanto os instrumentos de trabalho, sem prejudicar o espaço interno. A estrutura permite que as viaturas operacionais sejam liberadas para o transporte exclusivo de equipamentos e materiais, otimizando a logística.

O Comandante-Geral reforçou que, além da eficiência, o objetivo é garantir melhores condições aos militares durante as missões.
“Um dos objetivos é o conforto para nossas frotas, que passam por momentos intensos durante o combate”.

Combate a incêndios em 2024
Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) apontam que, em 2024, o Pantanal registrou a queima de 1,6 bilhão de hectares — 70% menos que o previsto para o período. A estimativa inicial era de 5 milhões de hectares queimados apenas no bioma.
Em 2025, até o momento, não há registros de queimadas no Pantanal, mas já foram realizadas 106 ações de combate em áreas próximas, sendo 99 na capital e sete no interior.
