Folha de Corumbá Rádio Difusora

Militares do Exército apreendem quase 30 kg de droga em posto de fiscalização

Tropas da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal apreenderam quase 30 kg de  pasta base de cocaína e skunk (supermaconha). As apreensões ocorreram durante fiscalização da Operação Ágata Fronteira Oeste II, entre a noite de quarta (17) e início da madrugada desta quinta-feira (18).

O primeiro flagrante ocorreu por volta das 23h50, quando os militares deram ordem de parada a um ônibus de viagem, no Posto Lampião Aceso e detiveram um passageiro, de 27 anos, que levava em uma mochila seis pacotes de skunk, totalizando pouco mais de 3 quilos.

Divulgação/Exército Brasileiro

Primeira apreensão foi de skunk, transportada por brasileiro de 27 anosEle contou aos militares que comprou a droga na Bolívia e que pretendia vendê-la em Campo Grande.

Na madrugada

Com a ajuda de um cão farejador, já na madrugada desta quinta, por volta da 00h20, os militares do Exército Brasileiro apreenderam maior quantidade de droga. O entorpecente estava em uma mala despachada no ônibus que fazia o trajeto Corumbá/Campo Grande, que também foi abordado no mesmo ponto de fiscalização.

Após a retirada de todas as malas para o procedimento padrão de revista, foi verificado que uma havia sido abandonada. Foi solicitado que o motorista do ônibus acompanhasse a revista e com o apoio do cão de faro, foi constatada a presença de entorpecente.

Divulgação/Exército Brasileiro

Cocaína que estava em mochila; dono não foi identificadoHavia 24 tabletes de pasta base de cocaína (cerca de 25,5 kg) e 1 pacote de aproximadamente 1 kg de skunk.

Não foi possível identificar o dono da mala e a droga foi levada para a Delegacia de Polícia Civil. Já o brasileiro preso na primeira ocorrência, foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal, junto com o entorpecente.

Ágata Fronteira Oeste II

O Exército realiza a Operação Ágata Fronteira Oeste II desde novembro de 2023. A presença de militares e de integrantes dos órgãos de segurança pública e de fiscalização é diária na faixa de fronteira. Com a intensificação de ações preventivas e repressivas, o intuito é prevenir e reprimir os crimes transfronteiriços e ambientais, com foco na região do Pantanal Sul-mato-grossense.

A Brigada conta com tropas do 17º Batalhão de Fronteira, 18ª Companhia de Comunicações, 18º Pelotão de Polícia do Exército, todos de Corumbá da 2ª Companhia de Fronteira, em Porto Murtinho-MS; do 47º Batalhão de Infantaria, em Coxim-MS e com a participação das Agências, Instituições e Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais.

Disque denúncia

Foi disponibilizado um serviço de disque denúncia por meio do número 0800 358 0007. As ligações para o telefone não têm custo para o cidadão e funciona de forma ininterrupta, respeitando o anonimato dos denunciantes.