Campo Grande News em 07 de Novembro de 2022
Conforme antecipado pelo Campo Grande News neste domingo (6), o advogado Ary Raghiant Neto foi nomeado o novo desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A publicação saiu na edição desta segunda-feira (7) do DOE (Diário Oficial do Estado).
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) optou por Raghiant para a vaga da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Mato Grosso do Sul), após a lista tríplice votada e apresentada ao chefe do Executivo no dia 19 de abril.
Além de Raghiant que recebeu 23 votos dos colegas, disputavam a vaga os advogados, Fabíola Marquetti Santos e Alexandre Ávalo Santana. Ambos receberam o apoio de 28 votos. A vaga dedicada à advocacia é decorrente da aposentadoria do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte.
Os três nomes escolhidos pelo TJMS foram selecionados da lista sêxtupla formulada pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul). Além dos três selecionados, também concorriam: Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas, Felipe Cazuo Azuma e Kelly Guimarães de Mello.
Currículo
Ary Raghiant Neto se formou em Direito pela FUCMAT (atual UCDB), em Campo Grande, em 1991. É pós-graduado em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário e em direito constitucional pela ESA-MS E PUC-SP. Atua como advogado em Mato Grosso do Sul desde 1992, com ênfase em Direito Administrativo, Eleitoral e Tributário. É sócio do escritório RTM (Raghiant, Torres & Medeiros) Advogados Associados.
Dentre os cargos mais importantes já ocupados por Raghiant na sua carreira está a de juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) por dois mandatos e na OAB foi conselheiros federal por dois mandatos, bem como diretor do Conselho Nacional de Justiça. Foram cinco anos representando a OAB na entidade máxima da categoria. A missão foi encerrada no dia 31 de janeiro deste ano.
Em 2001, foi assessor jurídico da presidência do Tribunal de Contas. Em 2003, foi membro da Comissão de Estágio e Exame da OAB-MS. Em 2004 e 2006 foi membro da Comissão Temporária de Direitos Políticos e também conselheiro estadual da OAB-MS. Já atuou como presidente da 2ª Câmara de Seleção e Prerrogativas e, também, como secretário-geral da OAB-MS, além de compor várias bancas examinadoras desta instituição.
A partir de 2006, Raghiant Neto também foi professor de Direito Tributário da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e Professor Auxiliar no curso de pós-graduação da Uniderp, na cadeira de Direito Tributário.