Leonardo Cabral em 27 de Outubro de 2022
Mulher de 39 anos denunciou à Polícia Civil tentativa de estelionato ocorrida na quarta-feira (27). Golpista entrou em contato com ela, se identificou como médico da Santa Casa de Corumbá e pediu dinheiro para que a irmã dela, que está internada no hospital, fizesse exames antes da cirurgia marcada para esta sexta-feira (28).
De acordo com o boletim de ocorrência, 4677/2022, a denunciante informou que a irmã está internada na Santa Casa e recebeu uma ligação pelo WhatsApp, em que a pessoa se identificou como médico “Paulo” e pediu valor de R$ 1.200,00 para fazer um “hemograma biológico” na irmã dela.
Suspeitando da ligação, a mulher começou a fazer perguntas ao suposto médico a respeito do valor cobrado. O golpista tentou convencê-la a todo custo e disse: “não é golpe, a senhora tem que entender que se trata da saúde de sua irmã”.
Convicta de que se tratava de um golpe, a mulher então foi até a Santa Casa, e ao chegar, perguntou para a recepcionista se no hospital havia um médico de nome Paulo. Então, para sua surpresa, a recepcionista sabendo do que estava acontecendo, disse: “meu deus, mais uma”, se referindo que ela não era a primeira parente de paciente internado a receber ligação semelhante, já eram ao menos cinco pessoas.
A denunciante foi até a Delegacia de Polícia Civil e informou todos os dados repassados pelo falso médico, como chave do Pix e CPF. A conta e o documento são de uma mulher com telefone prefixo 065.
Um investigador da Polícia Civil entrou em contato com o número informado e quem atendeu foi uma mulher, que afirmou ser mãe da titular da linha. Ela disse que a filha estava residindo em Goiás e que ela nunca trabalhou na área médica. As investigações continuam para não só chegar aos estelionatários, mas também apurar como eles tiveram acesso às informações de pacientes.
Santa Casa
A Santa Casa de Corumbá se pronunciou no final da tarde de quarta-feira (26), após familiares de pacientes internados denunciarem o golpe.
“Ressaltamos que a Santa Casa de Corumbá NÃO solicita qualquer valor para custeio de internação ou para compra de medicamentos, pois todo paciente do Sistema Único de Saúde – SUS recebe tratamento gratuito.
A administração do Hospital já está tomando as providências cabíveis junto às autoridades policiais. Em caso de dúvidas ou reclamações, o telefone (67) 3234-8900 está disponível para todos. Nos colocamos à disposição para todo e quaisquer esclarecimentos necessários”.