Folha de Corumbá Rádio Difusora

A dois dias das Eleições, eleitores devem se atentar ao horário e locais de votação em Corumbá e Ladário

Faltando 48h para as Eleições 2022, os 85.051 eleitores de Corumbá e Ladário, devem se atentar à hora de votação e alguns locais que sofreram transferência definitiva ou provisória. Para este pleito, houve a unificação do horário de votação em todo território nacional.

“Todas as seções do Brasil começarão e terminarão a votação no horário de Brasília. Isso significa que em Corumbá e Ladário e nas outras cidades de Mato Grosso do Sul, o início da votação é às 07h, se encerrando às 16h”, alertou o chefe do Cartório da 7ª Zona Eleitoral, Anselmo Nina.

Estados com fuso horário diferente da Capital Federal terão de se adequar à medida, prevista na Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. Além de Mato Grosso do Sul, as seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso e de Roraima abrirão uma hora antes, ou seja, às 07h no horário local.

Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciará a votação às 07h. Contudo, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começarão com duas horas de antecedência, isto é, às 06h. Já em Fernando de Noronha (PE), a votação será iniciada às 09h do horário local para coincidir com o horário da capital federal.

A decisão é do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021, que determinou a uniformização do horário de votação em todo o Brasil. A medida se estende também para um eventual segundo turno, que acontecerá no dia 30 de outubro.

Em Corumbá são 70.963 eleitores aptos para votar nas eleições de 2022; Ladário tem 14.088 eleitores. Corumbá é o quarto maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul.

Mudança de seções Corumbá e Ladário

Eleitores da 7° e  50ª zona eleitoral, com locais de votação em Corumbá e Ladário, devem se atentar às mudanças para as eleições de 02 de outubro. Alguns locais foram extintos e outros transferidos de forma provisória.

Em Corumbá, o local de votação na Casa do Artesão, foi extinto e os eleitores votarão na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho. Quem votava na Creche Maria Candelária Pereira Leite e Escola Estadual Rotary Club, passa a votar na sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), já que nas duas unidades, os locais foram extintos também. Outro local extinto é SSCH – Quadro de Corumbá e os eleitores agora votarão na sede do Incra.

Na área rural, o local de votação da Extensão São Gabriel, no assentamento São Gabriel, foi extinto e os eleitores votarão na Extensão Carlos Cárcano, no assentamento Mato Grande.

Em Ladário, o local de votação na Casa da Cidadania, onde funciona o posto de atendimento eleitoral, foi extinto, e os eleitores votarão no CEMEI Neusa Assad de Malta. Ainda conforme o TRE/MS, os eleitores das seções 144, 149 e 160, que antes votavam na Escola 2 de Setembro, votarão na Escola Municipal 17 de Março.

Os das seções 100, 103, 104 e 158, que antes votavam na Escola São Miguel, votarão na Escola Francisco Mendes Sampaio.

Já da 7ª Zona Eleitoral, que compreende apenas seções de votação em Corumbá, seções foram alocadas provisoriamente. As seções 16,17 e 48 que funcionavam na Cassems passam para a escola Pedro Paulo de Medeiros, na rua Colombo, entre a 15 de Novembro e Frei Mariano.

Eleitores das seções 29,30 e 31, do Corumbaense Futebol Clube passam para a escola municipal Cyríaco Félix de Toledo, na rua Major Gama; seções 86, 87,88 e 89 saem da Loja Maçônica Caridade e Silêncio para a Escola Adventista, na avenida Porto Carrero; a escola Adventista também vai receber os eleitores das seções 159 e 160 que antes funcionavam na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O eleitor pode consultar o local de votação e evitar eventuais transtornos. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Tagged under