CPI ouve ‘ex-chefão’ do Consórcio Guaicurus nesta segunda-feira

Fábio Oruê – Midiamax

Vereadores que integram a CPI do Consórcio Guaicurus ouvem, nesta segunda-feira (16), o ‘ex-chefão’ da empresa, João Resende. O depoimento do ex-diretor-presidente do consórcio é um dos mais aguardados da comissão.

Isso porque Resende ficou 12 anos gerenciando o  de , que estava sob seu comando desde 2013. O atual presidente, Themis de Oliveira, assumiu em janeiro deste ano.

Aliás, a semana será intensa na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Ainda na segunda, os vereadores recebem o diretor jurídico-administrativo do Consórcio, Leonardo Dias Marcelo.

Integram a CPI: Lívio Leite (União), como presidente; Ana Portela (PL), como relatora; Luiza Ribeiro (PT), Coringa (MDB) e Maicon Nogueira (PP).

Assim, na quarta-feira (18), as oitivas miram no atual ‘chefão’, Themis de Oliveira, e em Paulo Constantino, sócio que detém a maioria das empresas que integram o Consórcio Guaicurus.

O Consórcio Guaicurus reúne quatro empresas responsáveis ​​pela operação do transporte coletivo urbano em Campo Grande: Viação Cidade Morena Ltda (empresa líder), Viação São Francisco Ltda, Jaguar Transporte Urbano Ltda e Viação Campo Grande Ltda.

cpi do consórcio
CPI do Consórcio Guaicurus (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Terceira fase da CPI

Nesta nova fase, os vereadores informaram que devem questionar os integrantes do Consórcio sobre a frota vencida que circula nas ruas de Campo Grande. Veículos velhos circulam com superlotação em Campo Grande, enquanto o Consórcio impetra ações para aumentar o valor da tarifa. A justificativa é o desequilíbrio financeiro.

Assim, os vereadores também abordarão a questão. “Como que uma empresa opera, ano após ano, alegando milhões de déficit? Essa fase é muito importante”, destacou o presidente.

Além disso, a fase quatro será em formato de audiência pública, no auditório da Câmara, usado nas sessões. Usuários, ex-funcionários e sindicatos dos trabalhadores da área serão convidados.