Ação conjunta, denominada Operação Terminus, apreendeu 115 quilos de cocaína escondidos em sacas de pimenta transportadas em ônibus clandestino de passageiros.
Servidores da Receita Federal interceptaram o coletivo, que seguia para São Paulo, no Posto Fiscal Lampião Aceso, na BR-262. Depois, foram para o Posto Esdras, fronteira de Corumbá com a Bolívia, para realizar a fiscalização. No compartimento de bagagem do veículo, foram encontradas diversas sacas de produtos in natura.
Em algumas delas, que continham pimenta, estavam volumes suspeitos. Na sequência, cães farejadores detectaram a presença de entorpecente, um total de 115 kg de cocaína. Cinco pessoas, a droga e o ônibus, foram levados para a Polícia Federal, para a continuidade da investigação.
Em nota, a Receita Federal estimou que o prejuízo ao tráfico de drogas, com a apreensão, foi de quase 21 milhões de reais.
Cães farejadores a encontrar a drogaDurante a semana, a Receita Federal realizou a Operação Terminus, em ação integrada entre os servidores da Alfândega de Corumbá, Delegacia da Receita em Campo Grande, Exército Brasileiro, Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
Além de combater ilícitos transfronteiriços, a operação facilitou uma troca de experiências entre as equipes. Também foram empregados no trabalho, drones e cães de faro.
O nome da operação, faz alusão ao deus romano protetor das fronteiras. As fiscalizações foram realizadas no Posto Esdras, em estradas vicinais, transportadoras da região e no Posto Fiscal Lampião Aceso, onde o Exército mantém uma base da Operação Ágata Oeste.