Folha de Corumbá Rádio Difusora

Ação conjunta apreende 115 kg de cocaína em sacas de pimenta

Ação conjunta, denominada Operação Terminus, apreendeu 115 quilos de cocaína escondidos em sacas de pimenta transportadas em ônibus clandestino de passageiros.

Servidores da Receita Federal interceptaram o coletivo, que seguia para São Paulo, no Posto Fiscal Lampião Aceso, na BR-262. Depois, foram para o Posto Esdras, fronteira de Corumbá com a Bolívia, para realizar a fiscalização. No compartimento de bagagem do veículo, foram encontradas diversas sacas de produtos in natura. 

Em algumas delas, que continham pimenta, estavam volumes suspeitos. Na sequência, cães farejadores detectaram a presença de entorpecente, um total de 115 kg de cocaína. Cinco pessoas, a droga e o ônibus, foram levados para a Polícia Federal, para a continuidade da investigação.  

Em nota, a Receita Federal estimou que o prejuízo ao tráfico de drogas, com a apreensão, foi de quase 21 milhões de reais. 

A operação

Cães farejadores a encontrar a drogaDurante a semana, a Receita Federal realizou a Operação Terminus, em ação integrada entre os servidores da Alfândega de Corumbá, Delegacia da Receita em Campo Grande, Exército Brasileiro, Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. 

Além de combater ilícitos transfronteiriços, a operação facilitou uma troca de experiências entre as equipes. Também foram empregados no trabalho, drones e cães de faro.

O nome da operação, faz alusão ao deus romano protetor das fronteiras. As fiscalizações foram realizadas no Posto Esdras, em estradas vicinais, transportadoras da região e no Posto Fiscal Lampião Aceso, onde o Exército mantém uma base da Operação Ágata Oeste.