Quando crianças, boa parte tem o sonho de ser jogador de futebol profissional. Começam desde cedo, trilhando os primeiros passos em gramados ou quadras das cidades que os viram nascer e crescer. Com isso, dão início a uma trajetória no mundo da bola, alguns resistem e mostram resiliência, conseguindo se manter neste, que é considerado o maior mercado do esporte.
Entre esses sonhadores e buscando seu espaço, está Marcos Vinícius Souto de Arruda, de 21 anos, que é corumbaense e vive um dos momentos especiais na carreia profissional de jogador de futebol. Recentemente, encarando um dos grandes desafios, ele, que é goleiro, assinou contrato com a equipe União de Leiria, que disputa a Liga II de Portugal.
Do bairro Nova Corumbá, parte alta da cidade, Marcos, conhecido também como “MGR”, disse ao Diário Corumbaense que está muito feliz nessa nova fase e que agora começam os passos internacionais.
“Feliz pela conquista, de chegar até aqui. Não foi nada fácil, foi difícil, muito trabalho e muito suor. Agradeço a Deus e à minha família, ao meus pais Ruy e Geisiane Souto. Sensação incrível pela primeira impressão de estar na Europa, onde começo a minha trajetória. A Segunda Liga Portuguesa encaro como uma vitrine para minha carreira”, descreveu o goleiro.
De Corumbá até Portugal
Marcos Vinícius lembrou das pessoas que o ajudaram até a chegada ao time português. “Muitas pessoas me ajudaram a estar aqui e as considero importantes. Meu empresário que me buscou em Corumbá, acreditando no meu potencial, minha terra, minha casa que tanto amo e me orgulho de ser pantaneiro. A estrutura do clube é incrível, é sensacional. É de outra dimensão”, completou.
Durante a entrevista, Marcos disse que aos sete anos começou os primeiros passos no futebol, nas quadras e gramados de Corumbá. Ele despertou a atenção de professores e treinadores que acreditaram no seu potencial.
“Fui incentivado pela professora Taty (Loirão) da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, como também o professor e treinador, João Roberto, até os 15 anos. Na adolescência, fui treinar no famoso Campo da Esplanada, onde comecei meu preparo especificamente como goleiro pelos conhecidos treinadores: Sabiá, Cláudio Mineiro, Ramão Xavier (Tota), Gilson Cabeção e Ricardinho”, relembrou o atleta corumbaense.
Nos campeonatos de base, Marcos despertou interesse e foi convidado pelo Junior Teixeira, que era membro da diretoria do Corumbaense Futebol Clube, para participar da base da equipe do Carijó da Avenida.
“Foi nesse momento que conheci o treinador José Humberto, o qual me mostrou um horizonte maior e promissor, por meio dos testes em clubes maiores e dos grandes centros do nosso país”, comentou.
Em 2019, com 17 anos, passou por testes no Cruzeiro e Atlético Mineiro. Porém, foi sob a gerência do empresário Francisco Araújo (Chico), que o primeiro contrato foi assinado fora das terras pantaneiras. Após testes no Palmeiras e Botafogo foi no Fluminense, que permaneceu por três temporadas, sendo em seguida transferido para a Portuguesa Carioca da Ilha do Governador.
Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos.
🔔 Fique por dentro das últimas notícias!
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba as atualizações em primeira mão.
👉 Clique aqui para entrar no canal do WhatsApp
Edição: Leonardo Cabral
Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=146232