Folha de Corumbá Rádio Difusora

Receita Federal apreende cinco toneladas de mercadorias sem comprovação fiscal

Cinco toneladas de mercadorias foram apreendidas pela Receita Federal, com  apoio de militares do Exército Brasileiro, durante a Operação Comércio Legal, deflagrada esta semana em Corumbá. O alvo da ação são empresas transportadoras.

A operação tem o objetivo, localizar mercadorias estrangeiras, sem comprovação da regular importação e o pagamento de impostos devidos. Investigação apontou que as mercadorias eram carregadas em São Paulo/SP e tinham como destino pessoas físicas em Corumbá, sem nota fiscal que ampara a comercialização.

Entre as mercadorias apreendidas estão: bolsas, bonés, vestuários, acessórios para celulares, copos e garrafas térmicas. Todos, conforme a Receita Federal, com indícios de falsificação.

Divulgação Receita Federal

Operação contou com o apoio de militares do ExércitoAs investigações foram realizadas por meio de inteligência e acompanhamento de empresas que não possuem notas fiscais de entrada correspondentes, nem declarações de importação registradas.

Devem comprovar

Nesses casos, os remetentes podem apresentar a documentação da prova regular de introdução dos produtos no país.

Caso não o façam, serão autuados, dando início ao processo de perdimento da mercadoria, sem prejuízo da formalização de representações fiscais para fins penais a serem encaminhadas ao Ministério Público Federal.

As ações foram realizadas por servidores da Receita Federal e contaram com o apoio de militares do Exército Brasileiro, que apoiaram na segurança das equipes.

A Receita Federal informou que o acompanhamento e monitoramento de empresas que não possuem notas fiscais de entrada correspondentes, nem declarações de importação registradas, serão permanentes para combater o contrabando, descaminho e evasão de divisas.

Com informações da Ascom da Receita Federal.