Folha de Corumbá Rádio Difusora

Calor extremo de MS pode causar convulsão e alerta para risco de desidratação

Estado passa por dias de calor e chuva, variando alertas de baixa umidade do ar e tempestades

Mato Grosso do Sul tem passado por dias extremos de calor e chuva, com altas temperaturas no decorrer do dia e tempo abafado até durante a noite. A condição alerta para o risco à saúde, um deles é a desidratação, que pode causar confusão e desmaios.

Durante uma transmissão ao vivo pelo canal da NBA (Associação Nacional de Basquete, em tradução livre), o apresentador Bob Rathbun, de 69 anos, sofreu um mal súbito. Em nota divulgada à imprensa, o diagnóstico da equipe médica declarou que a desidratação causou o incidente.

Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Estado chegou a registrar calor de 39°C na sexta-feira (39). De acordo com a nutricionista Fatima Aparecida, é natural que o organismo perca líquidos corporais e sais minerais com temperaturas altas no ambiente, entretanto, a desidratação pode afetar o funcionamento dos órgãos.

“Nosso corpo já é quente e há uma perda grande de líquido quando está calor, acontece a transpiração, a perda natural dos líquidos corporais e sais minerais. Com isso, a pessoa deve manter a hidratação equilibrada. Se vai fazer exercício, tenha em mente que deve se cuidar nos horários mais quentes, por exemplo, entre 12 e 15h, é impróprio para o esforço. O ideal é fazer antes de o nascer ou no pôr do sol”, pontua.

(Foto: Arquivo, Midiamax)
(Foto: Arquivo, Midiamax)

Excesso de água não é hidratação

Embora repor líquido seja a principal alternativa, o excesso também faz mal. Beber líquido em exagero pode até causar intoxicação e desequilíbrio no organismo.

A especialista fala que ingerir frutas líquidas é uma medida.

“Muita gente não sabe, mas beber água demais causa intoxicação, chamado de eletrólito do sangue, substâncias que regulam as funções e equilíbrio. O organismo vai repelir a grande quantidade de líquido ingerido, a urina, e elimina o sódio, sais minerais, potássio”, exemplifica.

Para se cuidar de forma correta, a nutricionista orienta a fazer uma conta básica, pois o volume de água varia entre pessoas. “Muita gente fala que um litro por dia, mas não, somos pessoas diferentes e organismos diferentes. Se deve calcular o peso e multiplicar a cada 30 ou 35ml”, finaliza.

Tagged under