Mais uma equipe de combate a incêndio florestal, composta por 05 (cinco) militares, foi acionada na noite de ontem e tinha hora marcada para deslocar em direção ao Porto da Manga as 03h00min, com a missão de levar equipamentos e prestar apoio a outras duas equipes que já se fazem presentes no local desde a madrugada de ontem.
Como informado anteriormente pelo Comando da Operação Pantanal 2022, o local é de difícil acesso o que obriga nossos militares a realizarem grandes deslocamentos, tanto por terra quanto por água, buscando o confinamento do fogo, bem como o combate direto às chamas. Contudo, nossas viaturas, mesmo sendo 4×4, acabam atolando e/ou tendo avarias como pneus furados, aumentando o nível de complexidade dos deslocamentos aos focos georreferenciados pelos satélites.
Mesmo diante destas dificuldades as equipes vinham conseguindo controlar o progresso dos focos de incêndio na localidade. Entretanto, devido a uma súbita mudança climática, que ocasionaram alternância constantes na direção do vento e quase dobrando sua velocidade, provocou o surgimento de novos focos de incêndio na região. Sendo assim, essa nova equipe, que já estava de prontidão em Corumbá, foi acionada. Porém, as 2h da madruga, a equipe que se encontra no local nos informou que estava chovendo na região.
Diante dessas informações, o Comando da Operação tomou a decisão de aguardar uma nova vistoria presencial pelas equipes presentes no Porto da Manga, bem como uma nova análise dos satélites. O Corpo de Bombeiros mantém duas equipes de prontidão na base do Operação localizada no quartel do 3⁰ Grupamento de Bombeiros em Corumbá.