O combate aos focos de queimadas continua na região do Passo do Lontra, em Corumbá. Nesta quinta-feira (07), a boa notícia é que o foco de calor no Porto Formigueiro, no rio Paraguai, foi extinto.
Já no Passo do Lontra, os focos estão concentrados em uma área de difícil acesso, com cerca de 06h de caminhada até chegar na área atingida. Também está previsto ainda nesta quinta, o envio da aeronave Air Tractor dos Bombeiros para reconhecimento e lançamento de água.
Fogo controlado
O fogo que atingia a região do Formigueiro, em áreas de difícil acesso também, foi controlado, mas hoje uma equipe foi enviada novamente para aquela região para realizar o monitoramento e evitar o ressurgimento de novos focos de fogo. O deslocamento é feito de barco e à pé, com aproximadamente 02h de deslocamento. Nessa região, foram gastos 12 mil litros de água e usada a aeronave do Corpo de Bombeiros.
Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – o Inpe – registraram em todo o primeiro semestre um aumento de 39,35% no número de focos em todo o bioma Pantanal, em relação ao ano passado. A maior parte desses focos foi aqui em Mato Grosso do Sul. Até ontem, Corumbá havia registrado 499 focos de calor.