Sejusp foca em vigilância da fronteira e redução de criminalidade em metas para 2026

PorErik Silva9 de fevereiro de 2026

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul formalizou na segunda-feira (9) o planejamento de suas ações e projetos prioritários para 2026, com foco em tornar o estado mais seguro e elevar a qualidade de vida dos cidadãos. As metas da pasta foram estabelecidas e assinadas em reunião com o governador Eduardo Riedel, no âmbito do programa Contrato de Gestão 2026.

O foco principal das estratégias de segurança envolve o reforço da vigilância na fronteira e a implementação de novas iniciativas destinadas a diminuir os índices de criminalidade. O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, destacou que o encontro foi fundamental para determinar as próximas entregas.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, já planejando as ações que vamos realizar em 2026. São grandes entregas previstas entre elas o aumento do número de viaturas para o policiamento preventivo, assim como ações na região de fronteira, onde nós temos uma grande preocupação”, garantiu Videira sobre as prioridades da pasta.

O objetivo dessas iniciativas é intensificar a redução dos índices de criminalidade no estado, que atualmente já servem como referência no cenário nacional. O secretário ressaltou que, para manter essa trajetória, haverá uma observação constante das prioridades de investimento.

“Para isto não vamos só observar as prioridades nos investimentos em áreas mais críticas, mas também em diversos setores, com a busca por celeridade nas entregas”, explicou o titular da Sejusp. Além das ações de policiamento e combate ao crime, o Contrato de Gestão também abrange o aumento da emissão de documentos essenciais.

A Sejusp planeja ampliar o volume de emissões gratuitas de carteiras de identidade, buscando atingir o maior volume de pessoas atendidas com as novas cédulas. Este trabalho terá foco em comunidades mais distantes, como assentamentos, aldeias e outras localidades remotas.

Outro aspecto relevante da gestão de segurança pública é o trabalho desenvolvido nas unidades prisionais. O foco nessas unidades, conforme Videira, é garantir estruturas adequadas e fomentar a ressocialização dos detentos por meio da educação e do trabalho.

“O foco é ter estruturas adequadas e ter um aumento cada vez mais das pessoas encarceradas estudando e trabalhando, para conseguirem uma mudança de vida”, detalhou Videira.

Detran-MS aposta em digitalização e infraestrutura

O Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran-MS), que integra a Sejusp, também apresentou ao governador seus projetos e metas para o próximo ano, concentrados em três pontos principais. O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Júnior, detalhou as melhorias previstas para a área de infraestrutura e serviços.

“Entre eles está a reforma e ampliação das agências, implantar sinalização em mais de 20 municípios e a instalação de novos totens e autoatendimentos. Eles são importantes e positivos para população, tanto na área digital, como no bom atendimento ao cidadão”, descreveu Rudel Trindade Júnior.

O Detran-MS, já reconhecido como referência nacional em serviços digitais, continuará investindo na expansão dessas ferramentas para a população sul-mato-grossense. O diretor-presidente enfatizou a necessidade de inovação constante na área digital para ampliar o alcance e a qualidade do atendimento.

“Acredito que a cada dia temos que trazer novidades boas na área digital, ampliando o alcance e o atendimento. Vamos fortalecer os serviços de comunicação informando o cidadão com antecedência sobre o licenciamento, vencimento da carteira de habilitação Vamos trabalhar muito neste sentido”, explicou Rudel Trindade.

O Contrato de Gestão, programa com 11 anos de história e sucesso nacional, é o instrumento utilizado para definir os projetos e metas de cada secretaria. Seu objetivo é desenvolver propostas inovadoras que resultem na melhoria direta dos serviços públicos prestados ao cidadão.