A Pesada aposta no sonho infantil para brigar pelo título do Carnaval 2026 em Corumbá

Leonardo Cabral em 06 de Fevereiro de 2026

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

Levando à passarela do samba o universo lúdico da infância, o Grêmio Recreativo Escola de Samba A Pesada promete entrar forte na disputa pelo título do Carnaval 2026 de Corumbá. Com um desfile marcado por cores vibrantes, encenações e muita nostalgia, a agremiação quer conquistar o público em uma verdadeira viagem pelo mundo das crianças.

O enredo escolhido para este ano é Voar é com os pássaros, sonhar é com a Pesada – uma viagem no sonho infantil, que contará a história de um personagem adulto que, ao adormecer, revive lembranças da sua infância. A narrativa se desenvolve a partir de um sonho, no qual ele reencontra a avó — personagem central que o conduzirá por um “túnel do tempo” até o universo da imaginação, das brincadeiras e das descobertas infantis.

De acordo com a carnavalesca Lylyany Mendes, que retorna à função e já tem passagem marcante pela escola, o desfile abordará temas que fazem parte do cotidiano das crianças, equilibrando passado e presente. “Vamos falar das brincadeiras, dos jogos, do divertimento no parque e no circo, mas também da tecnologia, do uso excessivo do celular, que hoje toma muito tempo das crianças. Queremos que o público sonhe com a gente e volte a ser criança dentro da passarela do samba”, afirmou ao Diário Corumbaense.

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

No barracão, integrantes da escola de samba já fazem os acabamentos finais para o desfile

Lylyany destaca que o uso da tecnologia será retratado de forma reflexiva, com uma chamada de atenção para pais e responsáveis, relembrando como as brincadeiras antigas eram parte essencial da infância. Amarelinha, bola de gude, pirulitos, balões e outras referências lúdicas estarão presentes, além de muita encenação ao longo do desfile.

 

“Teremos muitas surpresas, alegria e diversão. A escola vem muito colorida, com bastante animação, porque é isso que a criança gosta. Mas o restante é só no dia do desfile”, disse.

Componentes

A Pesada, uma das mais tradicionais escolas de samba de Corumbá, levará à avenida aproximadamente 1.100 componentes, distribuídos em 14 alas, algumas com até 60 integrantes. A bateria, responsável por conduzir o ritmo do desfile, contará com 110 ritmistas. Se apresentará com uma composição da comissão de frente e 3 carros alegóricos

“Vamos fazer um verdadeiro espetáculo infantil dentro da avenida”, finalizou a carnavalesca.

A agremiação aposta na emoção, na memória afetiva e na criatividade para encantar o público e buscar mais um título em sua história. A Pesada será a segunda escola de samba a desfilar na noite de 15 de fevereiro.

 

 

 

 

GRES A Pesada – Carnaval 2026
Enredo: “Ó meu padroeiro feliz vou cantar / A nossa escola vem abençoar / Olhai as crianças com muita atenção / A Pesada é a dona do meu coração”
Compositores: Victor Raphael, Shazam, Sukatinha e Lucas Donato

Tantas histórias que vovó contava
Pra essa criança que ainda existe em mim
De um mundo colorido
Onde o sorriso nunca vai ter fim

Procurei nos velhos livros
Encontrei os personagens que jamais eu esqueci
São heróis da minha infância
Vivos na lembrança da minha paixão
Vou revivendo essa doce ilusão (bis)

Me dê a mão, vamos cirandar
Brincar de roda, ah! que tempo bom
Bola de gude joguei, amarelinha pulei
São heranças de criança que guardei

Viajei, é tão bonito retornar ao passado
Ver a magia do velho palhaço
“O circo mambembe chegou!”

Da roda-gigante toquei lá no céu
A vida girando como um carrossel

Uma nova era virtual vai conectar o mundo
Temos que cuidar, o amor preservar
Não troque abraços pelo celular

Um futuro cheio de esperança
Hoje acordei com sorriso de criança

Ó meu padroeiro feliz vou cantar
A nossa escola vem abençoar
Olhai as crianças com muita atenção
A Pesada é a dona do meu coração.