Mato Grosso do Sul inicia assinaturas do Contrato de Gestão 2026 para promover gestão eficiente

PorErik Silva30 de janeiro de 2026

O programa de planejamento estratégico, com 11 anos de existência, define metas e projetos setoriais que buscam resultados diretos na melhoria dos serviços públicos.

O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou o ciclo de assinaturas do Contrato de Gestão 2026, um instrumento fundamental para o planejamento estratégico e a busca por uma gestão eficiente. A primeira etapa do programa, que visa construir propostas inovadoras para aprimorar os serviços estatais, foi marcada pela reunião com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE MS), realizada na última sexta-feira.

O governador Eduardo Riedel destacou que a rotina de trabalho em equipe e o monitoramento constante dos indicadores são essenciais para o cumprimento das metas apresentadas no plano de governo, enfatizando o foco na gestão por resultados.

“Temos novamente um ano desafiador e precisamos estar preparados, com planejamento, atualizações constantes das metas, monitoramento dos indicadores e essa rotina de trabalho com time é fundamental para cumprirmos o que foi apresentado no plano de governo, com foco sempre em uma gestão pautada por resultados”.

Foco na Inovação e Segurança Jurídica

De acordo com a Procuradoria-Geral do Estado, a procuradora-geral Ana Carolina Ali apresentou dez projetos e uma projeção de 30 entregas para o ano de 2026, com forte ênfase na tecnologia e na simplificação processual. Entre as iniciativas previstas está a implementação do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin).

Outros projetos centrais visam a automação de termos de referência usados na aquisição de medicamentos, além da integração de pareceres jurídicos com ferramentas de Inteligência Artificial (IA). O documento de gestão da PGE também contempla ações para prevenção de litígio, o aprimoramento do cálculo para cumprimento de sentenças contra o Estado, transação tributária e a sistematização de atividades de processos consultivos.

A simplificação de procedimentos está prevista com a inclusão de “contratos de facilities” e projetos de automação na geração de petições judiciais. Além disso, para garantir a integridade e as boas práticas institucionais, a PGE planeja a implantação de uma política de Compliance.

Ana Carolina Ali detalhou que os projetos da Procuradoria envolvem inovação e buscam maior consensualidade, além de uma representação efetiva do Estado em questões de alto impacto.

“Fizemos a reunião de alinhamento para este ano, a PGE tem dez projetos, isto envolve inovação, consensualidade no âmbito da PGE, gestão da dívida ativa e mudança neste olhar com transação tributária, automação das peças judiciais. A PGE tem um olhar da prosperidade, da inclusão no âmbito dos projetos, buscar trazer a segurança jurídica. Dar a representação efetiva do Estado em demandas que trazem impacto ao Governo de Mato Grosso do Sul”.

Ciclo de Monitoramento e Governança

O Contrato de Gestão estabelece uma série de etapas e ações ao longo do ano. Após a fase inicial de definição de metas e assinatura dos projetos pelas secretarias, o ciclo de trabalho se intensifica em fevereiro com a realização de oficinas de orientação destinadas aos gerentes de projetos e gestores de cada pasta.

Em seguida, é iniciado o processo de execução e monitoramento das propostas, com avaliações contínuas durante o percurso até a entrega final no fim de 2026. Segundo Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, o acompanhamento da execução é rigoroso e envolve revisões periódicas.

O secretário-executivo reforçou que o governador acompanha o progresso dos contratos e que o processo demonstra a maturidade da governança estadual.

“Todo o desenvolvimento dos projetos é monitorado com cada gerente (pastas) e neste período o governador acompanha qual o nível de execução de cada contrato. No meio do ano temos uma reunião (semestral) para avaliação desta execução e no final de 2026 apuramos todos os indicadores e entregas, com um balanço geral do governo sobre o contrato de gestão”.

Thaner Nogueira ainda observou que a apresentação das propostas desenvolvidas pelas secretarias diretamente ao governador, como parte do programa, promove um trabalho integrado e planejado entre as pastas, o que evidencia o constante processo de maturidade e governança do Estado.