Servidores de Ladário têm uso de celular restringido por decreto do prefeito

PorErik Silva21 de janeiro de 2026

O prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh (PSDB), publicou uma portaria que estabelece uma série de restrições ao uso de telefones celulares por servidores municipais durante o horário de trabalho.

A medida, que entrou em vigor nesta terça-feira (20), tem como objetivo traçar limites para o uso pessoal dos aparelhos, com “caráter educativo e organizacional”.

A Portaria nº 049/PML/2026 se aplica a todos os servidores, estagiários, colaboradores e prestadores de serviço que atuem nas dependências da administração municipal, independentemente do cargo ou setor.

Entre as atividades expressamente vedadas estão a gravação de vídeos, áudios ou fotos; a realização de transmissões ao vivo; e qualquer tipo de postagem, comentário ou interação em redes sociais. Também são proibidas “ligações pessoais prolongadas ou repetitivas”.

O uso do aparelho está igualmente restringido durante o atendimento direto ao público, em reuniões e em qualquer atividade que exija atenção contínua. A orientação geral é que os celulares permaneçam no modo silencioso ou vibratório durante o expediente. Para fins pessoais, o uso só é permitido de forma breve e pontual, exclusivamente para emergências familiares, demandas urgentes de saúde ou comunicações indispensáveis.

Quem desrespeitar as novas regras poderá sofrer advertência ou ser alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A administração municipal recentemente finalizou um PAD que resultou na demissão de servidores envolvidos em um esquema de fraudes de milhões de reais contra a Caixa Econômica Federal.

A portaria define que o uso do celular para fins funcionais só é permitido quando estritamente necessário ao exercício da função. Mesmo nas situações excepcionais de uso pessoal autorizado, continua vedada qualquer gravação de áudio, vídeo, imagem ou realização de postagens em redes sociais.