PF cumpre mandados em Corumbá contra o PCC por tráfico internacional de cocaína

Lu Barreto – Estado Diario

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 20, a Operação Expurgo com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico transnacional de drogas operado por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Em Mato Grosso do Sul, a cidade de Corumbá, na fronteira com a Bolívia, é um dos principais alvos do cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.

As investigações tiveram início em janeiro de 2025 na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Naquela época, uma ação policial resultou na prisão de 15 pessoas e na apreensão de 17 quilos de cocaína. Entre os detidos estavam uma gestante e dois adolescentes que utilizavam documentos falsos. O grupo utilizava uma tática de alto risco para o transporte do entorpecente: o uso de mulas que ingeriam cápsulas de cocaína na Bolívia.

Após cruzarem a fronteira, os integrantes viajavam de ônibus até chácaras no interior paulista, onde as cápsulas eram expelidas. Posteriormente, a droga era distribuída em diversos pontos de venda. Segundo a Polícia Federal, vários alvos da operação atual já se encontram no sistema prisional devido a flagrantes ocorridos durante o período de investigação.

Além de Corumbá, as equipes cumprem ordens judiciais nas cidades paulistas de Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu e na capital, São Paulo. A operação busca atingir a estrutura logística e financeira da organização criminosa responsável pelo escoamento da droga boliviana para o território brasileiro.