Governo dos EUA anuncia suspensão de vistos para 75 países e turistas não são afetados

PorErik Silva14 de janeiro de 2026

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a suspensão, por tempo indeterminado, da emissão de vistos de imigrantes para 75 países, incluindo o Brasil, sem impactar os vistos destinados a turistas.

A lista inclui Brasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia, conforme informações da Reuters, e a medida passa a vigorar a partir de 21 janeiro.

Ao explicar os critérios adotados para a pausa no processamento, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado relacionou a decisão à avaliação da elegibilidade e à proteção do sistema de assistência pública. “O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis os imigrantes em potencial que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorassem a generosidade do povo americano” A declaração compõe a justificativa oficial apresentada pelo órgão.

Em seguida, o próprio porta-voz detalhou o alcance temporário da medida enquanto procedimentos internos são revistos. “O processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos” A afirmação indica que a suspensão tem caráter de reavaliação administrativa.

Contexto político e repercussão

A decisão foi divulgada em um momento de tensão interna nos EUA relacionada ao tratamento de imigrantes, marcada por protestos e críticas a operações de fiscalização. A medida ocorre em meio à crise em torno do estado de Minnesota, onde a polícia anti-imigração ICE assassinou a estadunidense Renee Nicole Good, gerando uma onda com mais de mil protestos em todo o país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem atacado imigrantes do estado governado por democratas, acusando-os de fraudarem sistemas de benefícios sociais. Desde que retornou à Presidência, Trump tem adotado medidas de repressão à imigração, priorizando a fiscalização, enviando agentes federais para as principais cidades dos EUA e provocando confrontos violentos tanto com imigrantes quanto com cidadãos norte-americanos.

Na segunda-feira (12) o Departamento de Estado informou ter revogado mais de 100.000 vistos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no ano passado, segundo divulgação oficial do órgão.

O Itamaraty não se manifestou até o momento e a Agência Brasil procurou a Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda retorno.