PorRedação13 de janeiro de 2026
A revista Variety revisou suas projeções para o Oscar de 2026 e reinseriu Wagner Moura entre os cinco principais candidatos à categoria de melhor ator. O protagonista de “O Agente Secreto” volta a figurar na lista de apostas atualizada e divulgada pela publicação nesta terça-feira (13).
O retorno ao radar da crítica especializada acontece após a consagração do brasileiro no Globo de Ouro, onde venceu como melhor ator em filme de drama no último domingo (11). A publicação havia removido o artista de suas previsões um dia antes da cerimônia, motivada pelo fato de ele não ter sido lembrado nas indicações do SAG Awards.
A corrida pela estatueta dourada deve contar com outros nomes de peso, como Leonardo DiCaprio, pelo filme “Uma Batalha Após a Outra”, e Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”. Completam o cenário Michael B. Jordan, com “Pecadores”, e Ethan Hawke, apontado como o favorito à vitória por seu trabalho em “Blue Moon”.
A produção estrelada por Moura também aparece cotada para disputar as categorias de melhor filme e melhor filme internacional. Embora “O Agente Secreto” tenha levado o Globo de Ouro de língua não inglesa, a Variety aposta em “Pecadores” e “Valor Sentimental” como os prováveis vencedores dessas respectivas estatuetas.
Os membros da Academia deram início à votação para definir os nomeados nesta segunda-feira (12), com o prazo se encerrando na sexta-feira (16). O anúncio oficial da lista de quem disputará a premiação está agendado para o dia 22 de janeiro.
