PorErik Silva13 de janeiro de 2026
O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), dá início ao calendário de 2026 da Caravana da Castração. A primeira cidade a receber os atendimentos gratuitos de castração, microchipagem, medicação e acompanhamento veterinário será Eldorado, a partir da próxima quinta-feira (15). Ao todo, cinco municípios do estado serão contemplados na agenda de janeiro, dando continuidade à política pública de controle populacional e bem-estar animal.
Em 2025, a iniciativa estadual demonstrou grande impacto social e veterinário. A Caravana percorreu 45 cidades, resultando na castração de mais de 16,7 mil animais e no cadastramento de 30.957 tutores e entidades protetoras no SigPet (Sistema de Gestão de Proteção e Esterilização de Animais). Os resultados alcançados em 2025 ficaram próximos ou superiores às metas estabelecidas nas três primeiras regiões atendidas.
A organização do programa é feita por regiões, priorizando critérios de geolocalização e densidade populacional para garantir eficácia e segurança no acompanhamento pós-operatório. O planejamento regional foi crucial para o êxito, conforme o superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues. “A regionalização da Caravana garante agilidade, organização e qualidade nos atendimentos. Além da castração, levamos informação, educação e um compromisso firmado com os municípios para que as ações de conscientização continuem após a nossa passagem”.
O recebimento da Caravana da Castração implica em uma contrapartida obrigatória dos municípios: a implementação de um calendário permanente de ações educativas. Essas campanhas devem abordar temas como guarda responsável, prevenção do abandono, adoção consciente e educação em saúde pública animal. Em 2025, 45 municípios já implantaram essas ações, que seguem até o fim de 2026, ampliando o alcance das políticas públicas para além dos atendimentos veterinários.
Dando sequência a esse compromisso, os 45 municípios já atendidos iniciaram, neste mês de janeiro, a divulgação do Calendário de Conscientização e Proteção Animal. Trata-se de uma ação educativa contínua, coordenada pela Suprova, que terá pautas mensais específicas divulgadas principalmente nas redes sociais, abordando temas como combate aos crimes de maus-tratos e cuidados adequados com cães e gatos.
A política de proteção animal deve ir além da intervenção cirúrgica, segundo Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. “A política pública precisa ir além da ação pontual. O Calendário de Conscientização fortalece a educação continuada da população, amplia o alcance das informações e contribui diretamente para a prevenção dos maus-tratos e do abandono de animais domésticos. Essa é uma diretriz clara da SETESC: investir em ações que gerem impacto social permanente”.
Carlos Eduardo Rodrigues reforça que a ferramenta de conscientização faz parte do legado deixado pelo Governo do Estado. “A Caravana da Castração não se limita ao procedimento cirúrgico. Ela deixa um legado de educação e conscientização. O calendário é uma ferramenta permanente para informar a população, reduzir o abandono, prevenir maus-tratos e fortalecer a guarda responsável de cães e gatos, mês a mês, em cada município participante”.
A expectativa é que, ao longo de 2026, a Caravana da Castração alcance 63 municípios em Mato Grosso do Sul. À medida que novos locais forem atendidos, eles se somarão aos 45 que já iniciaram a divulgação do calendário educativo, fortalecendo uma mobilização estadual contínua de educação, prevenção e proteção animal.
A agenda de janeiro de 2026 da Caravana da Castração está distribuída da seguinte forma: Eldorado recebe os atendimentos nos dias 15 e 16 de janeiro; Tacuru, nos dias 19 e 20 de janeiro; Coronel Sapucaia, nos dias 22 e 23 de janeiro; Bela Vista, nos dias 25 e 26 de janeiro; e Sonora, nos dias 29 e 30 de janeiro.
