Liana Feitosa
Levantamento realizado entre 2021 e 2024 apontou que os bons descontos da Black Friday não acontecem apenas ao longo da tradicional sexta-feira promocional, mas também em outros horários estratégicos, inclusive na segunda-feira seguinte. A avaliação é da Promobit, uma comunidade de descontos onde os próprios usuários compartilham ofertas de diversas lojas.
A pesquisa baseou-se na média de ofertas publicadas e no percentual de desconto desde o primeiro minuto da quinta até às 23h59 da segunda-feira pós-Black Friday.
Entre quinta e sexta-feira
Segundo a análise, o intervalo entre quinta e sexta concentra o maior volume de ofertas, com picos às 21h e 22h, e entre às 23h e meia-noite. Nesses horários, o desconto médio foi de 36% sob o preço dos produtos.
Todos os horários listados nesta matéria se referem ao fuso-horário de Mato Grosso do Sul.
O início da noite de quinta, entre 17h e 20h, também registra aumento relevante no número de ofertas, com pico de 195 oportunidades e desconto médio de 35%.
Sexta, dia da Black Friday
O levantamento também mostra que, ao longo da sexta-feira, data oficial da Black Friday, a concentração de boas oportunidades é grande.
Em média, a plataforma recebe 3.200 ofertas, o que representa um volume 400% maior que a média dos outros meses.
Além disso, a tarde de sexta-feira também reúne um grande volume de promoções. A plataforma registra, em média, 190 ofertas às 13h, com desconto de 36%, e 201 ofertas às 14h, quando a porcentagem média de desconto é de 35%.
No entanto, o levantamento mostra que o dia com maior desconto médio é o domingo. Nesse dia, a média de desconto sobre os valores habituais dos produtos ofertados é de 37%, incidindo sobre 925 ofertas.
Segunda-feira
Outro ponto de destaque é a segunda-feira pós-Black Friday. Conhecida como Cyber Monday, a data reúne uma quantidade maior de promoções de produtos de tecnologia, como eletrônicos e itens de informática.
Conforme a pesquisa da Promobit, esse dia, em média, tem 34% a mais de ofertas que o sábado e o domingo.
O melhor horário para compras com descontos na segunda-feira é às 16h, quando a plataforma registra, em média, 119 ofertas com 35% de desconto.
No entanto, outros momentos também se destacam: às 14h, com média de 113 ofertas e 39% de desconto sobre os preços; e às 20h, que concentra o maior desconto médio da segunda-feira, com 43% em 61 ofertas.
Melhores horários por tipo de produto
A pesquisa também avaliou a quantidade média de ofertas por hora e a porcentagem de descontos das categorias de produtos mais buscadas durante a Black Friday: roupas e calçados femininos, roupas e calçados masculinos, smartphones, informática, eletrônicos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e games.
Confira os melhores horários:
Roupas e calçados femininos:
- Quinta-feira, às 13h, com média de 11 ofertas e desconto de 44%;
- Quinta-feira, às 21h;
- Sexta-feira, às 17h, com média de 16 ofertas e desconto de 38%.
Roupas e calçados masculinos:
- Quinta-feira, das 17h às 18h, com média de 15 ofertas e 48% de desconto;
- Sexta-feira, das 17h às 18h, com média de 16 ofertas e desconto de 56%.
Smartphones:
- Quinta-feira, das 17h às 18h, com desconto médio de 48%;
- Quinta-feira, das 23h à meia-noite de sexta, com média de 14 ofertas e 32% de desconto.
Informática:
- Quinta-feira, das 9h da manhã à meia-noite, sendo às 21h o melhor horário, com média de 35 ofertas e 34% de desconto;
- Sexta-feira, entre 23h e meia-noite, com desconto médio de 33% para cerca de 28 ofertas.
Eletrônicos áudio e vídeo (TV, fones de ouvido, caixas de som):
- Quinta-feira, entre 9h da manhã e meia-noite, com picos de ofertas às 21h da quinta-feira e às 23h.
Eletrodomésticos:
- Quinta-feira, entre 18h e 19h, com desconto médio de 29%, e das 23h à meia-noite, com desconto médio de 26%.
Games:
- Quarta-feira: essa categoria chama atenção pelo início das promoções às 23h de quarta-feira, com média de 20 ofertas e desconto de 66%;
- Quinta-feira: o volume de ofertas volta a crescer entre 23h e meia-noite, com 17 ofertas e 54% de desconto médio.
