Leonardo Cabral em 18 de Novembro de 2025
Anderson Gallo/Arquivo Diário Corumbaense
A Marinha do Brasil está com seleção para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-OF-RM2), com 17 vagas destinadas ao 6º Distrito Naval, sediado em Ladário (MS). No total, mais de 500 oportunidades são ofertadas em todo o país. As inscrições seguem até 8 de janeiro de 2026.
Voltada a profissionais com nível superior, a seleção prevê incorporação por até oito anos, sem vínculo permanente. A remuneração inicial bruta ultrapassa R$ 9 mil. Os interessados devem realizar a inscrição na página do Distrito Naval referente ao local onde desejam atuar. A taxa é de R$ 140, com possibilidade de isenção entre 10 e 12 de novembro para inscritos no CadÚnico pertencentes a famílias de baixa renda.
As vagas abrangem diversas áreas de formação, como Administração, Direito, Comunicação Social, Psicologia, Serviço Social, Contabilidade, Pedagogia, Letras, História, Matemática, além de especialidades de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Há ainda oportunidades para profissionais da Saúde, incluindo medicina, odontologia, farmácia, veterinária, enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Entre os requisitos, é necessário ser brasileiro nato, ter entre 18 e 41 anos até a data da incorporação, possuir diploma de nível superior na área de atuação e estar regularizado no respectivo conselho profissional.
Os aprovados ingressarão como Guarda-Marinha e poderão ser promovidos a segundo-tenente após seis meses, desde que cumpram os requisitos. Além do salário, os oficiais temporários têm direito a assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa e podem alcançar o posto de capitão-tenente.
Etapas da seleção
O processo seletivo é constituído de seis etapas: Prova Objetiva (PO); Prova de Títulos (PT); Verificação Documental e de Dados Biográficos (VD e VDB); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física (TAF); e Designação à Incorporação.
A prova objetiva será realizada no dia 22 de fevereiro de 2026, com duração de três horas. Para a maioria das profissões, a prova será composta por 40 questões de múltipla escolha sobre a matéria de Língua Portuguesa. Já para os profissionais de medicina, a prova abordará 50 questões sobre atendimento e conduta em situações de emergência e urgência médica, inclusive em áreas remotas.
Todos os detalhes sobre cada etapa da seleção constam nos respectivos Avisos de Convocação, disponíveis nas páginas de cada DN.
Após a conclusão do Curso de Formação, o militar atuará em uma das Organizações Militares da MB, na Unidade da Federação a qual concorreu.
Saiba mais neste link.
Com informações da Agência de Notícias da Marinha do Brasil.
