Militar do Exército é encontrado morto no CMO em Campo Grande

Osvaldo Sato, Aline Machado – Midiamax

Um jovem militar do , com aproximadamente 19 anos, foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (27) nas dependências do CMO (Comando Militar do Oeste), em . O soldado era recruta e havia ingressado na última turma, há cerca de três meses.

Segundo informações preliminares, ele teria efetuado um disparo com arma de fogo contra si mesmo, atingindo seu pescoço. Ele foi socorrido ainda com vida e levado para o Hospital Militar, mas não resistiu ao ferimento.

Segundo testemunhas, o rapaz apresentava comportamento discreto e sempre era visto sozinho. Além disso, era sempre muito quieto e pouco conversava com os demais.

Confira a nota na íntegra:

“O Comando Militar do Oeste informa, com pesar, que, na tarde desta segunda-feira, 27 de outubro, um soldado da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste foi encontrado gravemente ferido em um posto de serviço do aquartelamento do Forte Pantanal. 

O militar foi encontrado sozinho e foi prontamente encaminhado ao Hospital Militar de Área de Campo Grande, onde, infelizmente, veio a óbito.  

O Comando Militar do Oeste está prestando o suporte social, psicológico e espiritual à família do militar. Um inquérito policial militar será aberto para apurar as circunstâncias do ocorrido.”

Onde buscar ajuda?

Em Mato Grosso do Sul, o GAV (Grupo Amor Vida) oferece apoio emocional imediato para pessoas que estão precisando de ajuda por não se sentirem bem e por estarem em crise. O GAV é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada no ano de 2001 e com sede em Campo Grande.

Além disso, a pessoa que está mal e com pensamentos suicidas pode entrar em contato pelos números do GAV:

  • (67) 3383-4112 (fixo);
  • (67) 99973-8682 (Vivo);
  • (67) 99266-6560 (Claro).

Do outro lado da linha, voluntários estarão em regime de plantão, das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados, para oferecer o apoio.

O GAV garante o anonimato, o sigilo e a não discriminação das pessoas que ligam pedindo ajuda; inclusive, a identificação de chamadas está desativada nas operadoras de telefonia.

No nível nacional, outro grupo que oferece apoio é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.

O CVV disponibiliza canais de atendimento diversos:

(Matéria editada às 16h42 para acréscimo de posiocionamento do CMO)