Nova Sala de Situação reforça ações da Defesa Civil em Corumbá

Leonardo Cabral em 14 de Outubro de 2025

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

A Defesa Civil de Corumbá inaugurou, nesta terça-feira (14), a nova Sala de Situação, instalada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na rua Dom Aquino, região central da cidade. O espaço reúne tecnologia de ponta para monitoramento e resposta a emergências e foi entregue em cerimônia com a presença do prefeito Dr. Gabriel de Oliveira, autoridades civis, do Judiciário e do Legislativo.

Segundo o prefeito, a nova estrutura marca um avanço na gestão de riscos e desastres no município. “Silvanei, com sua equipe buscou recursos e parceiros, e hoje entrega uma sala que vai trazer mais segurança e eficiência para Corumbá”, destacou Dr. Gabriel, em referência ao superintendente da Defesa Civil, capitão Bombeiro Silvanei Barbosa Coelho.

Para a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Beatriz Cavassa, a iniciativa representa um reforço importante para a segurança da população. “Com essa sala, vamos conseguir minimizar inúmeros problemas, principalmente os que colocam vidas em risco”, afirmou.

 

Leonardo Cabral/ Diário Corumbaense

Sistema conta com tecnologia de ponta para auxiliar na monitoração da Defesa Civil

Tecnologia a serviço da prevenção

 

A Sala de Situação permitirá o monitoramento em tempo real de áreas de risco, acompanhamento de condições meteorológicas e ambientais, além de reunir dados estratégicos para a coordenação de respostas a emergências. O espaço conta com painéis digitais, sistemas de alerta, conexão direta com equipes em campo e câmeras integradas ao Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que monitora a Serra do Amolar.

 

O capitão Silvanei explicou que a centralização das informações é fundamental para a eficiência do trabalho. “Essa é uma das melhores salas do Estado. Conseguimos montá-la sem custos ao município, apenas com recursos externos. A ideia é que funcione como o ‘coração da gestão de risco’ da Defesa Civil em Corumbá”, disse.

O próximo passo será a instalação de sensores e estações meteorológicas para ampliar a precisão dos dados coletados. O objetivo é antecipar alertas de tempestades, ventos fortes e possíveis deslizamentos, permitindo que a população seja avisada com antecedência.

 

 

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

Implantação contou com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho

“Estamos em fase de captação de recursos para essa nova etapa. Queremos integrar informações de câmeras externas e sensores, tudo centralizado na Sala de Situação”, explicou o superintendente da Defesa Civil Municipal.

 

Entre os pontos de maior preocupação está o bairro Beira Rio, onde há risco de movimentos de massa e desmoronamentos. “É uma área suscetível a deslizamentos, que pode colocar vidas em perigo. Estamos priorizando a busca de recursos para instalar sensores naquela região”, destacou o capitão Silvanei.

Pantanal

A estrutura também terá papel estratégico na preservação do Pantanal, servindo como espaço para articulação de autoridades e definição de ações conjuntas de prevenção a desastres ambientais.

O coordenador estadual do Prevfogo, Márcio Yule, ressaltou a importância da integração entre os órgãos ambientais. “Corumbá tem uma brigada consolidada, e essa nova estrutura reforça o papel de liderança na prevenção de incêndios florestais”, afirmou.

 

A Sala de Situação foi implantada com recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou R$ 89 mil para sua montagem, além de financiar a compra de um drone com câmera térmica, avaliado em R$ 42 mil, e de equipamentos de combate a incêndios florestais.