Gesiane S. Lourenço – Capital do Pantanal
O cirurgião oftalmologista, Dr. Felipe Alves de Oliveira, já iniciou atendimento para conveniados da Marinha do Brasil e da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), na ProntoClin, localizada na Rua América, no centro de Corumbá.
Especialista nas áreas de retina, catarata, utra sonografia ocular, uveítes e oncologia ocular, Dr. Felipe realiza cirurgias complexas como a vitrectomia, que envolve a remoção, parcial ou total, do humor vítreo – um fluido gelatinoso e transparente que preenche o globo ocular. O procedimento é realizado para tratar várias condições que afetam a retina, como descolamento de retina, buraco macular e hemorragias vítreas, removendo substâncias ou tecidos que impedem a visão. O procedimento exige profissionais especializados, anestesista, materiais cirúrgicos caros e um pós operatório com acompanhamento minucioso. Até então, pacientes com descolamento de retina precisam se deslocar com urgência para Campo Grande, pois a demora no atendimento pode custar a perda da visão.
“O descolamento de retina nem sempre inicia prejudicando a visão do paciente em grande escala, as vezes começa pela visão periférica, por isso é importante a pessoa estar atenta aos primeiros sintomas, que podem ser embaçamento da visão, moscas volantes, fleches de luz e outros… A demora para procurar atendimento médico especializado pode causar sérias consequências”, diz o médico.
Em breve, a evolução médica na área da oftalmologia em Corumbá, também se estenderá aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), pois está em tramitação burocrática a implantação de uma Clínica Oftalmológica na Santa Casa para suprir a grande demanda de saúde ocular existente no município. Existe uma lista de espera com pelo menos 3 mil pacientes do SUS que aguardam atendimento.
O Capital do Pantanal conversou com o Dr. Felipe no final do mês de julho, na ocasião, ele declarou que está ansioso para iniciar os atendimentos pelo SUS. “Pela minha vontade, os atendimentos já teriam começado, mas existe uma burocracia que deve ser cumprida no SUS,” finaliza o médico especialista.
Os atendimentos oftalmológicos na Santa Casa de Corumbá têm previsão de iniciarem ainda no segundo semestre desse ano de 2025.
