Leonardo Cabral em 25 de Agosto de 2025
Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar
Na manhã de domingo (24), por volta das 10h30, uma equipe do 3º Grupamento de Bombeiros Militar realizou o resgate de uma mulher de 26 anos e sua filha recém-nascida, prematura, em uma fazenda de difícil acesso na região do Paiaguás, no Pantanal sul-mato-grossense.
A mãe apresentava sinais de fraqueza e a criança não conseguia se alimentar adequadamente devido à condição prematura. Diante da gravidade, foi acionada uma Evacuação Aeromédica (EVAM), do Comando do 6º Distrito Naval, por meio de helicóptero do Esquadrão HU-61, sediado em Ladário.
Mãe e filha foram trazidas até o heliponto da Marinha. Uma ambulância do Corpo de Bombeiros Militar já aguardava para transportá-las até o Pronto-Socorro de Corumbá.
EVAM
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência.
O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.
