Leonardo Cabral em 11 de Agosto de 2025
Leonardo Cabral/Diário Corumbaense
Com 1.400 animais agendados, entre cães e gatos, teve início nesta segunda-feira (11) a Caravana da Castração, na sede do Poliesportivo Nação Guató, no bairro Centro América, em Corumbá. A ação, que segue até o dia 20 de agosto, deve contar com 200 vagas extras para encaixe.
O procedimento para cães é realizado no período da manhã, enquanto os gatos são atendidos à tarde. O agendamento foi feito nos dias 09 e 10 de agosto. “O cadastro foi bem maior, mas estamos encaixando quem não conseguiu agendar, por exemplo, no caso de animais que foram desclassificados por idade (acima de 8 anos) ou doenças como leishmaniose, esporotricose, sinomose”, explicou Arleni Mesquita Moriningo, gerente de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Corumbá.
Ela reforçou que a iniciativa é fundamental para o manejo populacional e a saúde pública. “Castrar é um ato de amor. Reduz animais nas ruas, diminui as zoonoses e melhora a qualidade de vida dos animais. Aqui em Corumbá, estão sendo atendidos cães e gatos, machos e fêmeas, de 6 meses até 8 anos de idade”, disse ao destacar que o jejum de oito horas antes do procedimento é indispensável para a segurança da anestesia. “Os tutores recebem roupinha pós-cirúrgica, medicações e todas as orientações, sem nenhum custo. Após os dez dias da castração, uma clínica veterinária fará a retirada de pontos ou atendimento de intercorrências”, mencionou ao Diário Corumbaense.
Segundo Arleni, estima-se que Corumbá tenha cerca de 50 mil cães e gatos, com grande quantidade de felinos nas ruas. Além das castrações, a Vigilância Sanitária, a partir da tarde desta segunda, também aplicará vacina antirrábica .
Cultura de castrar
Morador do bairro Cristo Redentor, Disnei dos Santos Sanchez, de 51 anos, contou que acordou de madrugada para preparar “Belinha”, “Acerola”, “Pipoca” e “Xuxa”, essa última, a mãe de todas elas. “Sei que é para o bem delas. É um ato de amor. A gente passa dificuldades, mas esse procedimento nos dá mais tranquilidade”, disse Disnei, que ao todo, tem em casa nove cães.
Já Tauane Amate, moradora do bairro Previsul, levou o cão “Bob” e avaliou que a ação beneficia tanto os animais quanto a população. “A cidade tem muitos animais abandonados. Isso traz riscos e insegurança. A castração é uma forma de proteger todos. Apesar de ser difícil vê-los passando pelo procedimento, sabemos que é para o bem deles, ainda mais para quem tem outros pets em casa. Meu Bob tem pouco mais de cinco anos, chegou através de adoção para a gente e é o xodó da casa”, afirmou.
A presidente da Associação Mais Pantanal Gapa, Zenilda Torres da Conceição, também acompanha a ação e ressaltou a importância da conscientização. “Temos que criar uma cultura de castrar. Evita proliferação, abandono e doenças que podem afetar os humanos. É mais fácil prevenir por amor do que abandonar”, declarou.
Investimento e parceria
A Caravana da Castração é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, com apoio da Prefeitura de Corumbá e da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. O atendimento gratuito é realizado por equipe especializada, garantindo segurança e cuidado durante todo o processo.
Com investimento de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração reforça o conceito de “saúde única”, conectando o cuidado com os animais à proteção das pessoas e à promoção da cidadania em Mato Grosso do Sul.
