Rosana Nunes em 06 de Agosto de 2025
Ayrton Benites/PMC
Representantes da Prefeitura de Corumbá, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal se reuniram nesta quarta-feira, 06 de agosto, para discutir medidas de combate à receptação de materiais furtados, como fios e cabos elétricos. Esses itens vêm sendo alvos constantes de criminosos em diversos bairros da cidade, afetando diretamente serviços essenciais como iluminação pública, telefonia e internet.
Durante a reunião, foi reforçada a importância das denúncias feitas pela população, que podem ser encaminhadas pelos seguintes canais: WhatsApp da Guarda Municipal (3907-5323), Polícia Militar (190) e Polícia Civil, por telefone ou WhatsApp (3234-7111). O canal 153 da Guarda Civil Municipal segue em manutenção, mas o atendimento está ativo por meio do aplicativo de mensagens.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Fernando Jorge Castro de Lucena, destacou o papel fundamental da população na repressão aos crimes. “O engajamento direto dos cidadãos, denunciando os casos, é essencial para combatermos os furtos”, afirmou.
Divulgação/Polícia Civil
Denúncias da população são essenciais para o trabalho de combate e receptação dos furtos
Também foram discutidas ações de prevenção, como a melhoria da iluminação pública, a instalação de câmeras de videomonitoramento e a intensificação da vigilância patrimonial, especialmente em escolas, postos de saúde e praças. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou que está sendo elaborado um plano para ampliar o sistema de videomonitoramento, com instalação de pontos fixos em locais considerados mais vulneráveis.
Participaram da reunião a secretária municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva; o secretário-adjunto de Segurança Pública, Ubiratan de Oliveira Bueno; o secretário-adjunto de Infraestrutura, Gerson da Costa Melo; o superintendente de Serviços Públicos, Ricardo Candia; o superintendente da Guarda Civil Municipal, Daniel Cassios; e a capitã da Polícia Militar, Joycy dos Santos Gonçalves, subcomandante do 6º Batalhão da PM.
Ação conjunta
Ao longo desta semana, uma operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil e a equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura está fiscalizando estabelecimentos de sucata, que frequentemente são apontados como destino dos materiais furtados. Até o momento, nenhum item de origem ilícita foi localizado. No entanto, os proprietários foram orientados a não adquirir fios, cabos ou metais sem comprovação de procedência, sob pena de responsabilização criminal e possível interdição do comércio.
O delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Guilherme Oliveira Pena, informou que a nova legislação federal, que aumentou de um para dois anos o tempo mínimo de prisão para furto de fios, tem facilitado a decretação de prisões preventivas. Segundo ele, quatro pessoas foram presas em flagrante desde a mudança na lei e permanecem detidas, o que não ocorria anteriormente.
Divulgação/Polícia Civil
Equipes percorrem diversos pontos da cidade e também fazem abordagens a suspeitos
