Início das comemorações do Bicentenário da Bolívia interrompe tráfego na fronteira com Corumbá

Leonardo Cabral em 01 de Agosto de 2025

Reprodução vídeo Entre Comillas

Quem precisou cruzar a fronteira entre Corumbá e a Bolívia, na manhã desta sexta-feira (1º), teve que aguardar por alguns instantes na linha internacional, devido a uma solenidade realizada pelo país vizinho. O ato marcou a abertura oficial das comemorações pelos 200 anos de fundação da República da Bolívia, proclamada em 06 de agosto de 1825.

Durante a cerimônia, o tráfego de veículos foi temporariamente interrompido. Militares das Forças Armadas da Bolívia, autoridades civis, estudantes e moradores da região participaram do evento em frente ao posto de fiscalização fronteiriço, localizado no acesso à Bolívia por Corumbá.

O ato contou com o hasteamento das bandeiras de Arroyo Concepción, Santa Cruz e da Bolívia, além da execução do hino nacional boliviano, simbolizando o início das celebrações do bicentenário da independência do país.

Eventos similares ocorreram simultaneamente nas demais capitais departamentais da Bolívia. Em Santa Cruz, a cerimônia central foi realizada no Cambódromo; em Cochabamba, na La Coronilla; em Oruro, no Farol de Conchupata; em Tarija, no Mirante de La Tablada; em Cobija, no Parque Piñata; em Trinidad, na Plaza de Armas; em Potosí, na Plaza 10 de Noviembre; e em Sucre, capital constitucional do país, na Plaza 25 de Mayo, conforme informações da Agência Boliviana de Informação (ABI).

 

Reprodução vídeo Entre Comillas

Além de militares, estudantes da região de fronteira participaram do evento

Em pronunciamento à nação, o presidente Luis Arce convocou a população a participar das comemorações. “Tenho certeza de que os bolivianos superarão qualquer dificuldade e caminharão rumo a uma segunda e definitiva independência”, declarou.

 

Arce destacou que a história da Bolívia é marcada por conquistas de um povo combativo e resiliente. “Este Bicentenário nos encontra com um passado glorioso, mas também com um presente e um futuro desafiadores, que estão ao nosso alcance”, afirmou.

A agenda oficial do Bicentenário seguirá nos próximos dias, com atividades comemorativas e reflexivas centradas na cidade de Sucre, considerada o berço da independência boliviana e continental.

Contexto histórico

O processo de independência da Bolívia foi iniciado com a Revolução de Chuquisaca, em 1809. Já a declaração oficial da independência ocorreu em 06 de agosto de 1825. Como parte das celebrações do bicentenário, em 31 de agosto de 2022, o governo boliviano lançou oficialmente a campanha nacional do Bicentenário nas nove capitais departamentais do país.