Pesquisa Embrapa incentiva o retorno do cultivo de feijão em Corumbá

Gesiane S. Lourenço – Capital do Pantanal

Corumbá, que já foi o maior produtor de feijão em Mato Grosso do Sul, pode recuperar seu destaque no plantio do grão a partir de uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa Pantanal. Na última sexta-feira, 25 de julho, pequenos agricultores do Taquaral, foram apresentados a dez variedades de feijão adaptadas à agricultura familiar. Quatro das variedades apresentadas foram desenvolvidas pela própria Embrapa, entre elas o feijão preto e o feijão carioca.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Alberto Feiden, a produção do feijão em Corumbá é de risco, mas tem mercado. Ele explica que o cultivo do feijão no município foi desestimulado por uma supersafra no ano de 2006, que aliada a falta de estrutura para escoamento, despencou o preço do grão para abaixo do custo do transporte até Campo Grande. Isso terminou inviabilizando a comercialização do grão na região. 

Corumbá já foi o maior produtor de feijão de Mato Grosso do Sul, porém as consequências da supersafra de 2006, desestimulou os produtores. Foto: Ayrton Benites/PMC

Na ação com os agricultores, a Embrapa apresentou um modelo de plantio que reflete fielmente a realidade da agricultura nos assentamentos, comprovando a viabilidade da produção. Os agricultores familiares puderam trocar experiências e aprender sobre as novas tecnologias.

Alberto Feiden defende que a produção do feijão em Corumbá é possível e rentável, por isso, a Secretaria de Agricultura Familiar, está retomado o incentivo à produção de feijão no município. “Além de apresentar a viabilidade do cultivo, também mostramos como fazer a catação manual das sementes, separando as contaminadas das de boa qualidade, o que melhora o desempenho da lavoura”, explicou o pesquisador.  

O evento “Dia de Campo” no Taquaral foi promovido pela Embrapa Pantanal em parceria com a NEAP, Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar, AEFAAP e CPT, com apoio da Emenda Parlamentar da deputada federal Camila Jara.