Corumbaense de 10 anos conquista ouro em estreia nacional no Wrestling

Leonardo Cabral em 22 de Julho de 2025

Enviada ao Diário Corumbaense

 atleta Rebeca Gabrielly, de apenas 10 anos, conquistou o lugar mais alto do pódio durante sua estreia no Circuito Nacional de Wrestling Sul-Sudeste, realizado no último final de semana na cidade de Serra (ES). A corumbaense vem se destacando como uma das promessas da luta olímpica no estado.

 

Apesar da pouca idade, Rebeca já demonstra maturidade e talento no esporte. Além do wrestling, ela também pratica jiu-jítsu e treina na academia Insfran, sob a orientação do treinador Josué Carvalho, idealizador de um projeto social que oferece aulas gratuitas da modalidade para crianças da comunidade local.

“Nosso foco é plantar uma semente. O wrestling é um esporte olímpico que ensina valores como respeito, superação e trabalho em equipe. É gratificante ver o brilho nos olhos das crianças ao aprenderem algo novo e acreditarem no próprio potencial. A Rebeca é um exemplo disso”, destaca Josué.    

Ferramenta de transformação

O projeto voluntário de wrestling foi criado no início deste ano e tem como objetivo promover o esporte como ferramenta de inclusão social, disciplina e desenvolvimento físico e emocional de crianças e adolescentes. As aulas são ministradas na academia Insfran, graças a uma parceria com as atletas faixas pretas Katherine e Ester Insfran, que cederam o espaço e apoiam a iniciativa.

Josué Carvalho, treinador voluntário e especialista na modalidade, compartilha semanalmente seus conhecimentos técnicos com os alunos, incentivando o crescimento do wrestling em Corumbá.

“O projeto já começa a mostrar resultados. Além do engajamento das crianças, alguns alunos iniciantes já se destacam em competições regionais, o que comprova o impacto positivo da ação. Mais do que formar atletas, buscamos formar cidadãos e levar o esporte onde ele pode fazer mais diferença”, afirma Josué. 

O próximo compromisso de Rebeca será em setembro, durante os Jogos da Juventude, que acontecem este ano em Brasília (DF). A expectativa é que a atleta continue surpreendendo e consolidando seu nome no cenário da luta olímpica.

A modalidade 

wrestling, também conhecido como luta olímpica, é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento, arremessos, quedas, chaves e imobilizações. Trata-se de uma competição física em que os atletas buscam ganhar e manter a posição superior sobre o adversário, exigindo força, técnica e estratégia.