Parceria entre UniCesumar e Prefeitura vai reformar Centro Obstétrico da Santa Casa de Corumbá

Da Redação em 21 de Julho de 2025

Divulgação

A Faculdade UniCesumar apresentou à Prefeitura de Corumbá o orçamento para a reforma do Centro Obstétrico da Santa Casa, principal unidade hospitalar do município. A proposta foi discutida durante reunião realizada nesta segunda-feira (21), com a presença do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira, do diretor do campus local da instituição, professor doutor Sidney Mella, além de vereadores da cidade.

A iniciativa está prevista no Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), firmado entre a UniCesumar e a administração municipal. O documento com a proposta, datado de 15 de julho, foi elaborado com base no Edital nº 1/2018 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) e na Portaria nº 509/2020, que autoriza o funcionamento do curso de Medicina da instituição em Corumbá.

Segundo a faculdade, o objetivo da proposta é assegurar a alocação de recursos de contrapartida para a melhoria da estrutura hospitalar, como parte da missão institucional de atuação integrada com a rede pública de saúde.

De acordo com o professor doutor Sidney Mella, a reforma abrangerá toda a parte estrutural do Centro Obstétrico, ficando a aquisição de equipamentos — como aparelhos de ar-condicionado e mobiliário — sob responsabilidade do Município ou do Estado. “Agora, com a aprovação do orçamento pela Prefeitura, procederemos a contratação da empresa, o que deve levar cerca de um mês. Em seguida, iniciaremos as obras, com prazo estimado de conclusão de seis meses”, afirmou o diretor do campus.

 

Divulgação

Diretor do campus local, professor doutor Sidney Mella e o prefeito Dr. Gabriel

Mella destacou ainda o papel da UniCesumar como parceira estratégica do poder público. “Iniciativas como essa são fundamentais. A união entre setor privado e Prefeitura gera benefícios diretos para a população. Nossa atuação vai além da formação de médicos, englobando investimentos na saúde local e capacitação de profissionais, principalmente nas áreas de urgência e emergência”, afirmou.

 

A instituição aguarda agora o parecer final da Secretaria Municipal de Saúde para iniciar a formalização contratual. A UniCesumar também reforçou a importância do detalhamento técnico do contrato, para garantir a qualidade da obra e o cumprimento dos prazos.

Para o prefeito Dr. Gabriel, a parceria representa um avanço significativo para a saúde pública do município. “Essa colaboração com a UniCesumar atende a uma demanda urgente da nossa população. É um exemplo concreto de como a união de esforços pode gerar resultados transformadores”, concluiu.