Rosana Nunes em 10 de Julho de 2025
Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar
A Secretaria de Estado de Administração (SAD), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul publicaram, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) do processo seletivo de bombeiros militares temporários.
O TAF, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado entre os dias 14 e 25 de julho, em Campo Grande, no Colégio Militar da Capital (CMCG), localizado na avenida Presidente Vargas, nº 2800, no bairro Santa Carmélia.
Para participar da avaliação, os candidatos devem comparecer no dia e horário estabelecidos no edital, portando documento de identificação com foto – preferencialmente o mesmo utilizado no ato da inscrição – e usando roupas apropriadas para a prática esportiva. Para a prova de natação, é obrigatório o uso de touca e traje de banho.
Também será exigida a apresentação de atestado médico original, com emissão de no máximo 15 dias, que declare expressamente que o candidato está “apto a realizar o Teste de Aptidão Física (TAF)”. Candidatas gestantes devem apresentar laudos médicos específicos com parecer ginecológico e cardiológico.
A organização recomenda que os participantes cheguem com antecedência ao local, bem alimentados, hidratados e em boas condições físicas. O uso de substâncias que possam influenciar o desempenho físico deve ser evitado.
É proibida a entrada com armas, aparelhos eletrônicos, bonés, óculos escuros ou qualquer acessório que cubra as orelhas, salvo mediante autorização da Comissão Técnica. Mochilas com garrafa de água e alimentos leves serão permitidas.
As provas do TAF serão realizadas em dois turnos (manhã e tarde) e envolvem corrida, flexão de braço, abdominal e natação. Os detalhes sobre horários, critérios de pontuação e demais regras estão disponíveis no edital completo, que pode ser consultado entre as páginas 173 e 245 da edição do DOE desta quinta-feira.
São oferecidas 230 vagas para a função de Soldado Auxiliar de Operações de Bombeiro Militar (SD-AOBM), com salário base de R$ 3.815,88. Foram deferidas 3.588 inscrições.
Clique aqui para acessar o edital na íntegra
Com informações da assessoria de comunicação da Sejusp.
