Corumbá terá dois novos peritos médicos federais convocados pelo INSS

Danielly Carvalho com Secom – Presidência da República

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira, 23 de junho, o resultado do concurso para perito médico federal. Entre os 768 candidatos classificados, 250 foram aprovados para atuar em diversas regiões do país. A Região Centro-Oeste vai receber 22 profissionais, sendo que Mato Grosso do Sul contará com três novas vagas, distribuídas entre Amambai e Corumbá. Somente em Corumbá serão dois peritos destinados a reforçar o atendimento na Agência da Previdência Social, medida que deve elevar em 4,76% a capacidade operacional da perícia no estado.

A definição das vagas em cada local considerou o tempo médio de espera pelos segurados e a localização estratégica para os atendimentos. De acordo com o cronograma, os novos servidores devem iniciar as atividades até 15 de agosto, após treinamento específico.

Os aprovados terão um prazo de cinco dias para escolher a cidade em que pretendem trabalhar, indicando a ordem de preferência. As opções serão atendidas conforme a colocação no concurso. Na sequência, ocorrerão a nomeação oficial e a posse.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância dessa contratação para acelerar o atendimento. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito esperada e vai melhorar bastante o atendimento na ponta aos nossos segurados”, declarou o ministro, lembrando que o concurso para esta carreira não era realizado há quase 15 anos.

Além das 250 contratações imediatas, o governo federal pretende chamar outros 250 nomes do cadastro reserva, totalizando 500 profissionais. O processo seletivo, organizado pelo Cebraspe, ocorreu no dia 16 de fevereiro e contou com quase 14 mil inscritos.

Em Mato Grosso do Sul, as vagas foram distribuídas da seguinte forma:

  • Amambai: 1 perito

  • Corumbá: 2 peritos