Lu Barreto – Estado Diário
Corumbá, MS – Uma ação não autorizada de uma empresa contratada para o sistema de som do Arraial do Banho de São João em Corumbá gerou grande polêmica na manhã desta terça-feira (24). Contratada para o dia 25, a empresa decidiu cortar grande parte das decorações juninas instaladas na Ladeira Cunha e Cruz e na Rua Manoel Cavassa, às margens do Rio Paraguai, um dia antes do previsto para a desinstalação.
A atitude causou revolta, já que a decoração da tradicional festividade de São João de Corumbá tem sua retirada programada apenas para 25 de junho, justamente para contemplar a diferença de datas do calendário religioso. No entanto, um funcionário da empresa foi visto em cima de um caminhão baú, utilizando um estilete para cortar as cordas que amarravam as bandeirolas, deixando o material espalhado pela rua. A medida não foi previamente determinada ou autorizada pela Prefeitura de Corumbá, organizadora do evento.
Repúdio da Prefeitura
Em nota oficial, a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura, manifestou “veemente repúdio” à atitude da empresa de sonorização. A administração classificou o ato como “isolado, desrespeitoso e completamente incompatível com a organização e o espírito do evento”.
A Prefeitura destacou o sucesso de público da festa, que valoriza a cultura e a economia local, além de promover o sentimento de pertencimento à cidade. Reforçou ainda que, neste ano, as bandeirolas foram cuidadosamente instaladas a uma altura de cinco metros, especificamente para não prejudicar o tráfego de veículos, incluindo caminhões.
A Administração Pública reiterou que já havia se programado para realizar a retirada das bandeirolas de forma segura e organizada, com o objetivo de preservá-las para uso futuro e zelando pelo patrimônio público. A ação unilateral da empresa frustra esse planejamento e causa um prejuízo à decoração festiva que embelezava a cidade para um de seus eventos mais emblemáticos.
Leia a nota na integra
NOTA DE REPÚDIO
A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura de Corumbá, vem a público manifestar veemente repúdio à atitude da empresa de sonorização que, sem qualquer autorização prévia, cortou as bandeirolas instaladas na ladeira, em pleno período de celebração do São João – uma das festas mais tradicionais e aguardadas por nossa população.
O ato foi isolado, desrespeitoso e completamente incompatível com a organização e o espírito do evento, que tem sido um verdadeiro sucesso de público, valorizando a cultura e a economia local, além de promover o sentimento de pertencimento à nossa cidade.
Ressaltamos que, neste ano, as bandeirolas foram cuidadosamente instaladas a uma altura de cinco metros, justamente para não prejudicar o tráfego de veículos, incluindo caminhões. A Administração Pública já havia se programado para realizar a retirada das bandeirolas de forma segura e organizada, a fim de preservá-las para uso futuro, zelando pelo patrimônio público.
É importante destacar que, mesmo após as festividades principais, os festeiros tradicionalmente continuariam descendo hoje pela ladeira, mantendo viva a tradição e o espírito de celebração popular. Por isso, lamentamos ainda mais o ocorrido, que interrompeu uma manifestação espontânea de alegria e identidade cultural corumbaense.
Infelizmente, a ação impensada da empresa comprometeu parte da decoração e feriu o esforço coletivo de servidores, parceiros e moradores que contribuíram para tornar o São João de Corumbá um marco ainda mais especial em 2025.
Informamos que todas as medidas administrativas e legais cabíveis serão adotadas para responsabilizar os envolvidos e evitar que episódios como este voltem a ocorrer.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a ordem, com o respeito aos bens públicos e com a valorização de nossas tradições culturais.
Corumbá-MS, 24 de junho de 2025.
Prefeitura Municipal de Corumbá
Fundação da Cultura de Corumbá
Diretora-Presidente: Wanessa Rodrigues
