Da Redação em 08 de Maio de 2025
Divulgação/Polícia Militar
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reforçou as ações da campanha Maio Laranja com atividades educativas em escolas públicas dos municípios de Corumbá, Ladário e Miranda. As ações fazem parte da Operação Caminhos Seguros e são realizadas por meio dos programas Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e Promuse (Programa Mulher Segura).
Voltada ao enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a campanha mobilizou policiais militares capacitados para realizar palestras e rodas de conversa em linguagem acessível, lúdica e informativa. Ao todo, cerca de 281 pessoas foram alcançadas pelas atividades realizadas na quarta-feira (07).
Em Ladário, 56 alunos da Escola Municipal Marquês de Tamandaré participaram de palestra promovida em parceria com a Guarda Municipal. Na Escola Municipal Nelson Mangabeira, 20 estudantes foram atendidos pelo Proerd no período vespertino.
Já em Corumbá, a Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues recebeu as ações do Proerd em dois turnos. Pela manhã, 28 alunos participaram das atividades; à tarde, foram 27, totalizando 55 estudantes atendidos. Em todas as abordagens, os policiais destacaram a importância do respeito ao próprio corpo, do cuidado com o próximo e da denúncia de qualquer situação de abuso.
No município de Miranda, a Escola Estadual Caetano Pinto foi palco de uma grande mobilização. Cerca de 150 pessoas, entre alunos, educadores e membros da comunidade escolar, participaram da palestra ministrada por policiais do 6º Batalhão da PM. Os temas abordados incluíram sinais de violência sexual, riscos da exposição on-line e os canais de denúncia disponíveis.
Durante todas as atividades, foram divulgados os principais canais de apoio à vítima:
Disque 100 (Direitos Humanos)
190 (Polícia Militar)
Conselho Tutelar
Delegacia de Polícia Civil
CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
A Polícia Militar destacou que a Operação Caminhos Seguros continuará durante todo o mês de maio, com foco na prevenção e na mobilização da rede de proteção à infância e adolescência.
Com informações da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
