Segunda votação do Projeto de Lei ocorreu nesta quinta-feira (14) com forte apoio da bancada estadual
Por:Imprensa UEMS
Com apoio do Governo do Estado, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve aprovado o projeto de lei N° 342/23, para um grande avanço na atualização de cargos da UEMS, de autoria do Poder Executivo encaminhado pelo Governador Eduardo Riedel, por maioria dos Deputados/as Estaduais, na Assembleia Legislativa de MS (Alems), na manhã da última quinta-feira (14/12).
O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que este projeto de lei é uma atualização dos cargos de chefia, de coordenação de cursos, de todos os servidores e servidoras que trabalham em cargos de função de chefia, direção e assessoramento, bem como para cargos eleitos pela comunidade acadêmica, como é o caso de quem assume as coordenações de cursos de graduação e pós-graduação. .
“Estamos felizes, porque foram muitos anos de espera, uma pauta importante para o fortalecimento da nossa UEMS. Este é um passo muito importante e abre possibilidade de avanço com outras pautas do nosso Plano de Cargos e Carreiras (PCC) de docentes e de profissionais técnicos da educação superior. Entendo que o momento, com esta votação, é de celebrar e agradecer o empenho e a sensibilidade do nosso governador, Eduardo Riedel, e também da bancada estadual na Assembleia Legislativa. É um grande avanço para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul!”, enfatiza o reitor.
Foto: Vitor Chileno (Alems)
O aumento no número de cargos e de seus valores remuneratórios ocorre por conta do exponencial crescimento da Universidade, principalmente nos últimos anos. O projeto de Lei enfatiza que a alteração é necessária para atender o crescimento dos cursos de graduação, a atualização dos parâmetros de funcionamento e de práticas formativas em todas as áreas do conhecimento.
Para a reformulação, também foi considerada a ampliação das estruturas físicas da Universidade entre os anos de 2019 a 2023, nos municípios de Dourados, Maracaju, Aquidauana, Mundo Novo, Cassilândia, Paranaíba e Naviraí, e com vistas a operacionalizar e a zelar pelo princípio da eficiência na gestão pública, estão sendo criados cargos em comissão de símbolo CCA-15, para integrar os quadros da UEMS.
“A valorização contempla servidores e servidoras em funções específicas que exigem dedicação de atendimento e abrange eixos estratégicos para a gestão da Universidade. Nunca havíamos tido uma atualização desta natureza, por isso somos imensamente gratos ao Governo e à Alems. Acredito que a aprovação oportuniza um maior profissionalismo e traz reconhecimento a quem executa a gestão de nossa Universidade”, finaliza Laércio.