O Pantanal enfrenta uma onda de frio que tem causado a morte de centenas de bovinos por hipotermia. Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), foram registrados 1.071 óbitos de bezerros e bois em duas microrregiões do bioma, entre segunda e terça-feira.
A maioria das mortes ocorreu na Nhecolândia, onde 200 animais não resistiram às baixas temperaturas. Outros 368 bovinos morreram em uma fazenda de Rio Verde de Mato Grosso, e 25 bezerros em Corumbá.
O presidente da Iagro, Daniel Ingold, afirmou que esse fenômeno é raro, mas não inédito. A última vez que o Pantanal registrou uma mortandade de bovinos por frio foi em 2010. Ele explicou que os animais estão acostumados com o calor e sofrem com a mudança brusca de clima.
“Nos últimos dois dias os termômetros marcaram mínima de 6ºC e máxima de 9ºC na região. No Pantanal, devido aos ventos, a sensação acaba sendo ainda pior”, disse.
Ingold disse que não há medidas eficazes para evitar as mortes por hipotermia. “A medida é deixar eles em um lugar mais quente, com serragem, não tem muito o que fazer”, lamentou.
Ele disse que a Iagro está acompanhando a situação e alertou os produtores rurais para que tomem cuidado com seus rebanhos.
*Com informações Campo Grande News