Extensa programação antecede o dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na próxima quarta-feira, 12 de outubro, em Corumbá. Desde o dia 03, a comunidade da igreja que leva o nome da santa, realiza uma série de atividades em homenagem à padroeira do Brasil.
São carreata, passeio ciclístico, shows, entre outras atividades. As novenas acontecem até o dia 10, segunda-feira, às 18h. Logo em seguida são realizados recitas de terço, confissões e missas celebradas na própria igreja com a presença de convidados e da comunidade pertencente à paróquia.
“Celebrar a Virgem Maria, a mãe de Jesus é um carinho e afeto, em especial do povo em relação a Virgem Maria que é mãe de todos nós. Ela é reconhecida no mundo inteiro e recebe títulos variados para a mesma mãe de Jesus, a virgem de Nazaré. No Brasil, sob o título de Nossa Senhora Aparecida”, disse o pároco da igreja de Nossa Senhora Aparecida, padre Júlio Mônaco.
No dia 11 de outubro, véspera do dia da Padroeira do Brasil, a partir das 08h, acontece Louvores a Virgem Maria. Às 09h, santa missa da Legião de Maria. À tarde, 17h30, Romaria Ciclística, com concentração na igreja Catedral, em frente a praça da República. Às 18h, novena em honra de Nossa Senhora Aparecida e confissões. Às 19h, acontece missa com bênção dos casais e renovação das promessas matrimoniais e às 20h, vigília dos Jovens.
Já no dia 12 de outubro, a festa começa logo com o raiar do Sol, às 05h30, com a tradicional Alvorada Festiva. Às 06h, santa missa com a presença de fiéis e devotos. Oura missa, às 08h, será realizada com convidados da comunidade de Nossa Senhora da Candelária.
Depois, às 09h, acontece carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecidaa e uma missa às 10h, com convidados, autoridades civis e militares, crianças, jovens e comunidade de Nossa Senhora de Caacupê.
Às 11h, haverá almoço com show musical. Durante toda a tarde, até às 17h, ocorrerá missas com intervalos. Já às 18h, procissão da igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima até a igreja de Nossa Senhora Aparecida. A coroação da santa será às 19h30 e às 20h, terá início show musical com queima de fogos.
Como surgiu a devoção à padroeira
O início da história da devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é datado do ano de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida do rio Paraíba.
Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram a imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
O dia 12 de outubro, data dedicada à Nossa Senhora Aparecida, é feriado nacional e, em todo o país, acontecem grandes manifestações de fé e celebrações que reúnem milhares de fiéis. Também é comum, devotos oferecerem almoço para o público infantil, já que na mesma data, é comemorado o Dia das Crianças.