Trânsito de navios no Estreito de Ormuz segue plano de retirada da ONU

PorErik Silva

Navios começaram a transitar pelo Estreito de Ormuz no âmbito de um plano de retirada lançado recentemente pela agência de navegação da Organização das Nações Unidas, informou um porta-voz nesta quarta-feira, 24.

Em pronunciamento sobre a operação, o porta-voz da Organização Marítima Internacional registrou o início das travessias. “Os navios já começaram a passar”.

O porta-voz recusou-se a fornecer detalhes sobre as embarcações que cruzaram o estreito.

Movimentos e monitoramento

Dados de rastreamento da London Stock Exchange Group mostraram que, nas últimas 12 horas, pelo menos dois navios de granéis sólidos e um navio de carga atravessaram Ormuz no âmbito do plano.

Além disso, outras 35 embarcações comerciais, sobretudo graneleiros, cargueiros e porta-contêineres, estavam se preparando para cruzar o estreito, conforme registros da LSEG e da plataforma MarineTraffic, com base em análise da Reuters sobre os movimentos dos navios.

Plano e alcance

A elaboração do esquema levou meses, e a Organização Marítima Internacional informou na terça-feira que a iniciativa permitirá que centenas de embarcações com cerca de 11 mil marítimos retidos no Golfo atravessem o Estreito de Ormuz.

As informações divulgadas pela agência sinalizam o início de uma operação coordenada para descongestionar a região e permitir a passagem de tripulações e cargas que estavam impedidas de seguir rota.