Agenda de Riedel em Corumbá marca anúncio de R$ 175 milhões para saúde, infraestrutura e saneamento

Rosana Nunes 

Clóvis Neto/PMC

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, cumpriu nesta terça-feira (23) uma extensa agenda em Corumbá, com anúncios de investimentos que ultrapassam R$ 175 milhões em áreas como saúde, infraestrutura urbana, saneamento básico e desenvolvimento social. Ao lado do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira; da vice-prefeita Bia Cavassa e do presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira, o governador visitou unidades de saúde, acompanhou obras e participou de solenidades para lançamento de novos projetos no município.

A programação começou pela Santa Casa de Corumbá, onde foi inaugurada a reforma e adequação de sete salas do Hemosul, destinadas aos serviços de hemoterapia. A intervenção, com investimento aproximado de R$ 390 mil, amplia a capacidade de atendimento e fortalece a estrutura de coleta e distribuição de sangue para a região pantaneira.

Iniciativa aumenta capacidade de atendimento e fortalece a estrutura de coleta e distribuição de sangue para a região pantaneiraAinda na área da saúde, Riedel e Dr. Gabriel visitaram as instalações da maternidade da Santa Casa e, durante a tarde, estiveram no Hospital da Cassems para acompanhar o andamento das obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, considerada uma das principais demandas da rede regional de atendimento.

O principal ato da agenda ocorreu no bairro Guatós, onde foram anunciadas obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração funcional nos bairros Nova Corumbá e Guatós, localizados na parte alta da cidade. Os investimentos, superiores a R$ 27 milhões, fazem parte do programa MS Ativo Municipalismo.

Durante a solenidade, também foi entregue a adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, obra executada com aproximadamente R$ 916 mil em recursos estaduais.

Entre os anúncios, Riedel autorizou o início das obras da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, empreendimento que receberá investimento de R$ 8,39 milhões. A obra é financiada pelo Governo Federal (Ministério das Mulheres), e tem contrapartida do Estado de Mato Grosso do Sul.

O governo estadual também é o responsável direto pela gestão dos recursos e execução da obra, por meio da Agesul. A unidade será construída na rua Campo Grande esquina com a rua 21 de Setembro, no bairro Aeroporto. A estrutura reunirá serviços especializados de acolhimento, proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência, com atuação integrada de órgãos como Polícia Civil, Defensoria Pública e rede de assistência social.

Outro destaque foi o anúncio da construção da nova Maternidade de Corumbá, incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com investimento previsto de R$ 74,96 milhões. Segundo o governador, a proposta é transformar a unidade em uma unidade regional, ampliando o atendimento para Corumbá e municípios da região do Pantanal.

“Eu vinha tratando isso com o prefeito Gabriel e com o Ministério da Saúde. O grande desafio é fazer com que esse equipamento vá além de uma maternidade e se torne o nosso hospital regional. A gente precisa, nessa estrutura de saúde aqui de Corumbá, de um regional de Mato Grosso do Sul à disposição da população”, afirmou Riedel.

O superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo Costa, também acompanhou a agenda e ressaltou a importância dos recursos destinados ao município. Segundo ele, a retomada de obras paralisadas e a ampliação da estrutura de saúde estão entre as prioridades para fortalecer o atendimento à população.

“Quando assumimos a superintendência, assumimos o compromisso de fazer o processo de retomada das obras paradas aqui em Corumbá. Hoje estamos assinando a construção de uma maternidade que queremos evoluir para uma posição mais avançada, porque sabemos que isso é necessário para essa cidade e para toda a região”, afirmou.

Ronaldo Costa ressaltou a dimensão territorial e os desafios de atendimento em saúde no município. “Corumbá é do tamanho de três estados de Sergipe, mas com uma complexidade muito maior. Por isso, estamos discutindo novas propostas para ampliar os serviços oferecidos à população”, declarou.

Saneamento

Na área de saneamento, o governador anunciou um conjunto de obras para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento de água do município. Entre as ações estão a construção de estruturas de proteção da captação superficial de água bruta, com investimento de R$ 26,48 milhões; a modernização da rede de distribuição e controle operacional, com recursos de R$ 22,35 milhões; e a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), estimada em R$ 15 milhões.

Os projetos serão executados pela Sanesul em parceria com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Gabriel destacou a importância da integração entre os governos municipal, estadual e federal para viabilizar os investimentos.

“A obra por si só não é apenas o concreto que está subindo, mas a sensibilidade que existe por trás dela. As obras que estão sendo feitas em Corumbá são para diminuir os alagamentos, ampliar a habitação, melhorar a infraestrutura e garantir mais dignidade para a população”, declarou.

O prefeito também ressaltou os investimentos voltados à saúde e à proteção social, como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal. “Hoje, estamos vendo essas estruturas saindo do papel e se transformando em serviços que vão salvar vidas e acolher as pessoas que mais precisam”, afirmou.

Riedel reforçou que a parceria entre Estado e municípios é fundamental para ampliar a oferta de serviços públicos. “Essa parceria do Estado com os municípios em todas as áreas é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas. É o que estamos vendo hoje aqui na Santa Casa. Vamos continuar parceiros, ajudando a equipar, a custear e a manter essa estrutura para atender bem a população”, disse.

Sobre os investimentos em saneamento, o governador destacou a relação direta entre infraestrutura e saúde pública. “Saneamento tem tudo a ver com saúde. Estamos vendo resultados concretos em vários municípios do Estado. Quando falamos de saneamento, estamos falando de cidadania, dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

Ao encerrar a agenda, no bairro Guatós, o governador afirmou que os investimentos anunciados fazem parte de um conjunto de ações voltadas à transformação da cidade.

“São muitas ações que estão ajudando Corumbá a se transformar em uma cidade melhor, oferecendo ao cidadão mais qualidade de vida. Estamos olhando para as cidades, para as pessoas e fazendo aquilo que elas mais precisam em cada município”, concluiu Riedel.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.