Corumbaenses e visitantes vão “cibalenar” na noite desta sexta de Carnaval

Leonardo Cabral em 13 de Fevereiro de 2026

Anderson Gallo/Arquivo Diário Corumbaense

A tradicional descida do bloco de sujos Cibalena, realizada sempre na sexta-feira de Carnaval, em Corumbá, vai reunir milhares de foliões nesta noite, 13 de fevereiro. Considerado o maior e mais emblemático bloco da cidade, o Cibalena mantém viva uma das manifestações mais populares da folia corumbaense.

 

Em 2026, o bloco completa 48 anos de história, consolidando quase meio século de tradição. Criado por Valério e Manduca, o Cibalena se tornou símbolo do Carnaval e marca presença no calendário cultural do município. “O Cibalena representa a essência da festa em Corumbá, preservando a característica marcante dos blocos de sujos, com homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem”, disse ao Diário Corumbaense, Elias Ferreira da Silva, presidente do bloco. 

E tão tradicional quanto o Cibalena é a marchinha que embala os foliões. Ela é uma composição do conhecido “Ruyzinho” que, este ano, foi o grande homenageado do bloco. O refrão é cantado com muita paixão por quem, ano após ano, tem a música guardada na cabeça: “Sou atrevido, Sou garanhão, Sou Cibalena de coração”.

 

 

 

 


















 

A concentração começa às 18h, na rua Frei Mariano entre a Joaquim Murtinho e avenida Porto Carrero, área central da cidade. Um dos momentos aguardados é a escolha da “rainha” do bloco, com inscrições a partir das 19h e concurso previsto para 20h. A descida para a avenida General Rodon, a passarela do samba, está programada para 22h.

Shows populares

Já no palco montado na praça Generoso Ponce, a noite e a madrugada serão dos talentos musicais regionais. A partir das 20h30, o cantor Tony Belo sobe ao palco com sua banda, levando ao público um repertório marcado pelo samba e pelo pagode que já conquistaram os corumbaenses. Em seguida, às 23h30, é a vez de Paolla mostrar a força e o talento dos cantores da região.

Já na madrugada, à 1h30, Gersinho mantém o ritmo da festa. Encerrando a programação, às 3 horas, a Bateria Explosão da Zona Sul leva para o público a energia contagiante do samba, celebrando a tradição carnavalesca em Corumbá.