O objetivo é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito durante o feriado prolongado. Neste ano, a operação tem como foco principal o combate à alcoolemia, considerada um dos principais fatores associados aos sinistros de trânsito mais graves.
No estado, o policiamento foi reforçado com atuação de equipes vinculadas a nove Delegacias e 24 Unidades Operacionais. Os agentes estarão posicionados em pontos estratégicos, especialmente nos trechos com maior fluxo de veículos. Apesar do aumento na fiscalização, não haverá restrição de tráfego durante o período em Mato Grosso do Sul.
Além da embriaguez ao volante, as ações também irão priorizar o enfrentamento de outras condutas de risco, como excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas — estas últimas apontadas como uma das principais causas de mortes nas rodovias federais.
Orientações aos motoristas
A PRF recomenda que os condutores que todos os ocupantes de veículos devem utilizar o cinto de segurança, e crianças devem ser transportadas em dispositivos de retenção adequados, conforme prevê a legislação. As bagagens devem ser acondicionadas corretamente, a fim de evitar riscos em caso de acidente.
Os motoristas também devem respeitar a sinalização e os limites de velocidade, realizando ultrapassagens apenas em locais permitidos e com segurança. Em caso de chuva, é fundamental reduzir a velocidade, manter os faróis acesos e ampliar a distância de segurança entre os veículos.
Em situações de emergência nas rodovias federais, o contato com a PRF deve ser feito pelo telefone 191.