Império do Morro fará viagem pela mente humana para defender título do Carnaval de Corumbá

Leonardo Cabral em 10 de Fevereiro de 2026

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

Atual campeã do Carnaval corumbaense, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Morro promete emocionar o público na Avenida General Rondon com um desfile que convida a uma verdadeira viagem pela mente humana. A escola defende o título conquistado em 2024 – em 2025 não houve disputa por causa das chuvas que afetaram diversas agremiações.

Com o samba-enredo “Entre Devaneios e Mistérios – A vida é um sonho”, a Verde e Rosa vai explorar os reinos da imaginação, dos sonhos e das criações que habitam o subconsciente humano, levando para a avenida um desfile lúdico, irreverente e repleto de significado.

Segundo o carnavalesco Manoelzinho, o enredo propõe uma reflexão sobre a busca incessante do ser humano pelo dinheiro, contrapondo esse esforço às formas de diversão e prazer que a própria mente cria como escape.

Leonardo Cabral/ Diário Corumbaense

Manoelzinho promete desfile “leve”, mas luxuoso

“Nós lutamos incansavelmente pelo dinheiro, mas a mente também procura meios de diversão para tudo isso. A Império quer falar exatamente dessas diversões que a gente mesmo proporciona na nossa vida, para viver momentos de alegria nesses sonhos bem loucos que a gente tem”, explicou ao Diário Corumbaense.

No desfile, a narrativa será conduzida por um personagem que adormece no silêncio da madrugada e, guiado por Morfeu — o deus do sono na mitologia grega —, percorre diferentes dimensões do imaginário humano. Brincadeiras de infância, como pipas, rodas, futebol, além de parques de diversão e circos, ganham vida como símbolos dos sonhos e devaneios que marcam a trajetória do ser humano.

“São sonhos e devaneios das loucuras que a mente cria, não só em torno do dinheiro, mas dos momentos prazerosos. Muitas vezes essas criações são consideradas ‘doidas’, mas é uma loucura prazerosa, feita para a gente se divertir”, contou o carnavalesco.

A proposta da Império é realizar um desfile considerado “leve”, sem abrir mão do luxo, do brilho e da alegria que sempre marcaram suas apresentações. As fantasias foram pensadas para proporcionar conforto aos componentes, especialmente por conta do calor.

“Optamos por fantasias extremamente leves. A mente humana viaja, cria parques, circos, diversões. E, através dessa imaginação, queremos a Império do Morro sonhando conquistar mais um título. Esse é o nosso final apoteótico: a viagem da mente humana com a nossa Verde e Rosa campeã”, destacou Manoelzinho.

Leonardo Cabral/ Diário Corumbaense

Escola de samba quer ‘sonhar’ junto com o público

A escola também promete ousadia nos carros alegóricos. De acordo com o carnavalesco, a Império virá mais compacta, priorizando harmonia e impacto visual.

“Estamos com uma escola mais simples, sem aqueles costeiros enormes que atrapalham a harmonia. Apostamos em carros alegóricos mais robustos. Teremos dois carros de 10 metros. Sonhar é possível, e vai dar certo”, concluiu.

Ao todo, a Império do Morro levará para a avenida mais de 700 componentes, distribuídos em 19 alas. O desfile contará com cinco carros alegóricos, sendo dois deles com 10 metros de comprimento. A bateria, responsável por ditar o ritmo da agremiação, será formada por 120 ritmistas, prometendo levantar o público e embalar a viagem pelos sonhos e mistérios da mente humana.

A Império será a terceira escola de samba a se apresentar na noite de 16 de fevereiro.