Leonardo Cabral em 04 de Fevereiro de 2026
Diário Corumbaense
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Corumbá nesta quarta-feira (4) durante a Operação Noctua, deflagrada pela Polícia Civil. A ação é um desdobramento da Operação Abre Alas, de caráter preventivo e repressivo no período pré-carnaval, voltada ao combate a crimes como tráfico de drogas, furto, roubo e receptação na região.
Foram mobilizadas equipes da Polícia Civil de Corumbá, do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), da Denar/MS (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e contou com o apoio da Receita Federal.
Os alvos já vinham sendo monitorados pelo Setor de Investigações, após ações de inteligência policial que embasaram o pedido judicial para cumprimento dos mandados em pontos de venda de drogas e de receptação de mercadorias roubadas.
Segundo o delegado Guilherme Oliveira Pena, logo na chegada a um dos imóveis foram apreendidos cerca de 15 quilos de cocaína. Em outras residências, também foram encontradas quantidades consideráveis de entorpecentes.
Foram apreendidos cocaína, pasta base e maconha, petrechos para o preparo de droga, celulares e outros objetos de possível origem ilícita. A polícia apreendeu ainda R$ 23 mil em dinheiro, uma arma de fogo calibre .38, munições e uma motocicleta de alto valor. O proprietário não conseguiu comprovar a origem lícita da moto. Quatro homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Divulgação/Polícia Civil
Antes do início da operação, as equipes participaram de uma reunião para alinhamento das ações
Ao todo, 32 policiais civis participaram da ação — sendo 20 da 1ª Delegacia de Polícia Civil e da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Corumbá, além de equipes da Denar e do Garras de Campo Grande. A Receita Federal atuou com cães farejadores, que auxiliaram na localização das drogas escondidas nos imóveis.
Durante as diligências, também foi constatado furto de energia elétrica em algumas residências, o que configura crime. Os responsáveis deverão responder por esse delito.
O nome da operação, Noctua, se refere a aves da noite em latim e tem relação com o apelido de um dos alvos da ação policial.
Denúncias
A Polícia Civil destacou a importância da participação da população por meio do disque denúncia da 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá, pelo telefone (67) 3231-2810. A instituição assegura o sigilo absoluto da identidade e do número telefônico do denunciante.
